No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Mangualde Fest – até agora conhecido como as Festas da Cidade – arranca já esta quinta-feira (28) com três palcos e quatro dias de animação. Mudanças que a autarquia assume como sendo uma aposta para tornar este evento “ainda mais forte, mais distintivo e apelativo” e assumir-se cada vez mais como um festival.
Ivandro, Mizzy Miles, Murta e Teetwo são alguns dos nomes dos músicos que se juntam a outros como Sara Correia que atua no primeiro dia, Pedro Abrunhosa, Quinta do Bill e Rita Red Shoes. O festival tem espaço para os mais novos todos os dias e ainda um “festival” dedicado à sopa, à bifana e ao torresmo.
“Sem que alteremos a essência das nossas festas, consideramos que este novo nome reflete melhor quem somos, ao destacarmos Mangualde como festivo e acolhedor e reforçando o sentimento de pertença, porque todo o concelho é parte integrante desta enorme festa e não apenas a cidade”, justifica o presidente da Câmara, Marco Almeida.
O autarca acrescenta que o nome Mangualde Fest permite “crescer e adaptar o evento a um verdadeiro festival, com a atração de artistas de renome”.
O objetivo é transformar o Mangualde Fest “numa referência cultural, um marco no calendário de eventos da região”, realça o autarca.
Desta forma, acredita Marco Almeida, o Mangualde Fest “terá potencial para atrair ainda mais visitantes, com benefício para a economia local, nomeadamente hotelaria, restauração e comércio local”.
O novo nome das Festas da Cidade também é justificado pela “crescente importância dos concertos”. No ano passado, o número de palcos aumentou para três, para acolher artistas nacionais e locais. Os Resistência, Bispo e Cláudia Martins e os Minhotos Marotos foram os principais cabeças de cartaz em 2024.