 
										No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
 
													 
													 
													O distrito de Viseu vai estar sob alerta vermelho entre as 6h00 e as 12h00 desta sexta-feira, devido à precipitação persistente e por vezes forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o aviso de nível mais elevado deve-se à previsão de chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento fortes, que poderão provocar cheias rápidas em zonas urbanas, inundações e subidas súbitas do caudal de ribeiras e rios.
O alerta vermelho é o mais grave da escala de avisos meteorológicos e indica uma situação de risco extremo, exigindo atenção máxima e adoção de medidas preventivas por parte da população e das autoridades locais.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda especial cuidado na condução, evitar zonas inundadas, não atravessar cursos de água e garantir a desobstrução de sistemas de escoamento de águas.
O IPMA prevê ainda que, após o período mais crítico da manhã, o aviso possa descer para laranja, mantendo-se, contudo, condições de instabilidade meteorológica ao longo do dia.
As temperaturas mínimas vão registar uma descida mais significativa, prevendo-se valores na ordem de 10 a 15 graus nas regiões norte e centro, descendo para valores inferiores a 05 graus em alguns locais do interior norte e centro na noite de sábado para domingo.
As mínimas vão variar entre 13 e 18 graus na região sul, descendo para valores entre 09 e 14 graus na noite de sábado para domingo.
A PSP alertou também hoje os condutores para o mau tempo previsto para os próximos dias, que aumenta o risco de acidentes rodoviários.
 
													 
													 
 
 
 
 
 
 
 
