Acidente IP3 estrada Bombeiros Santa Comba Dão 2
josé costa ipv
PSP de Viseu
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
halloween
textura-wines-reforça-equipa-enologia-viticultura
vila nova tazem vinho uvas
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Politécnico de Viseu terá laboratório de aprendizagem em intervenção comunitária

Politécnico de Viseu terá laboratório de aprendizagem em intervenção comunitária

José Costa aproveitou também o Fórum de Inovação Social Viseu Dão Lafões para falar do projeto da creche que pretende instalar no IPV

 Politécnico de Viseu terá laboratório de aprendizagem em intervenção comunitária
04.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Politécnico de Viseu terá laboratório de aprendizagem em intervenção comunitária
04.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Politécnico de Viseu terá laboratório de aprendizagem em intervenção comunitária

Um laboratório de aprendizagem em intervenção comunitária será criado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), no âmbito de um investimento de três milhões de euros, anunciou hoje o presidente da instituição, José Costa.

A novidade foi avançada durante a abertura do Fórum de Inovação Social Viseu Dão Lafões por José Costa, que espera que este projeto integre “dos mais jovens aos mais seniores” e dê “atenção à longevidade”.

José Costa disse à agência Lusa que o laboratório se desenvolverá no seguimento de uma candidatura que o IPV apresentou à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. 

“É a requalificação de um espaço significativo da Escola Superior de Educação onde pretendemos colocar um laboratório de aprendizagem em intervenção comunitária fundamental para ligar as gerações, ou seja, os estudantes que estão a entrar, com 20/21 anos, e as gerações mais tardias”, explicou.

A ideia é “partilhar práticas que permitam que as pessoas tenham a sua longevidade com bem-estar e possam, simultaneamente, ter novas competências e sentirem-se perfeitamente integradas na comunidade”. 

Segundo o responsável, “o projeto está feito” e em breve estarão reunidas as condições para lançar o respetivo concurso.

“Esse laboratório vai representar um investimento de cerca de três milhões de euros. Será requalificada grande parte da Escola Superior de Educação, criando um espaço de ‘coworking’ entre professores, estudantes e comunidade”, adiantou.

José Costa lembrou que o IPV tem as licenciaturas de Serviço Social e de Educação Social que, “no dia-a-dia, colaboram significativamente com as IPSS [instituições particulares de solidariedade social], com as freguesias, com as câmaras e estão perfeitamente inseridos em termos de estágios e de mercado de trabalho”.

O laboratório é um projeto que considerou fundamental para a consolidação do IPV, atendendo ao “percentual de pessoas cuja longevidade é significativa”, o que leva a ter de “encontrar soluções para as enquadrar e acolher em atividades que ajudem a ter um bem-estar pleno diariamente”. 

José Costa aproveitou também o Fórum de Inovação Social Viseu Dão Lafões para falar do projeto da creche que pretende instalar no IPV (ainda a ser concebido pela equipa interna e pela Segurança Social), de forma a permitir que “as pessoas continuem a sua formação ao longo da vida”.

Apesar de não ser possível adiantar o número de vagas, o responsável disse à Lusa que já está definido o terreno onde será construída a creche, dentro do campus do IPV.

“Temos o desafio de, mais uma vez, contribuirmos para esta área enquanto instituição de ensino superior. Mais do que nunca, queremos gente a vir continuar a sua formação ao longo da vida e hoje a aposta é nas pessoas com mais de 34 anos de idade”, ou seja, que têm necessidade de espaços “onde colocar os filhos e eles sejam acarinhados e acompanhados”, sublinhou.

pub
 Politécnico de Viseu terá laboratório de aprendizagem em intervenção comunitária

Outras notícias

pub
 Politécnico de Viseu terá laboratório de aprendizagem em intervenção comunitária

Notícias relacionadas

Procurar