Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Câmara Municipal de Lamego recebeu, esta quarta-feira, 11 de fevereiro, o Comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), Coronel de Infantaria Paulo Roxo, para avaliar a resposta conjunta a situações de crise, no contexto da participação de militares em missões de proteção civil, na sequência das tempestades que afetaram Portugal nas últimas semanas.
De acordo com o comunicado enviado pelo município, durante o encontro foi analisado o apoio prestado pelas Forças Armadas às populações, que inclui o transporte e a distribuição de bens essenciais, como água e alimentos, o reforço da capacidade de fornecimento de energia elétrica com recurso a geradores, a remoção de escombros e a desobstrução de vias, bem como a relocalização de pessoas e bens através de meios anfíbios.
No mesmo documento, é referido que o presidente da Câmara Municipal de Lamego destacou o papel dos militares nestas operações. “O Presidente Francisco Lopes aproveitou esta ocasião para sublinhar a importância da intervenção dos militares que garantem a segurança e o bem-estar das populações, desempenhando um papel crucial na resposta a situações de emergência”.
O autarca manifestou também reconhecimento pela colaboração das Forças Armadas. “O autarca agradeceu ainda a total disponibilidade do exército em colaborar nestas ações e salientou o enorme orgulho do concelho de Lamego em acolher no seu território uma unidade militar de referência que tem uma participação muito ativa junto da comunidade”.
Segundo o comunicado, a atuação dos militares decorre mediante autorização do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, sendo desenvolvida sob cadeia de comando militar e em articulação com os comandos operacionais da estrutura de proteção civil.