Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Escola Superior Agrária de Viseu vai organizar, no dia 16 de abril, o congresso “Cannabis sativa: uma abordagem multidisciplinar”, dedicado à canábis medicinal e ao cânhamo industrial, segundo um comunicado de imprensa enviado à redação.
De acordo com a informação divulgada, o evento técnico-científico vai reunir espeialistas e investigadores “de reconhecido mérito nacional e internacional, profissionais do setor e entidades reguladoras”. O objetivo passa por “promover o debate, a partilha de conhecimento e a reflexão em torno da canábis medicinal e do cânhamo industrial”.
A organização indica ainda que “este congresso pretende abordar, de forma integrada e multidisciplinar, temas como a produção, regulamentação, controlo de qualidade, aplicações biotecnológicas, potencial farmacológico, aplicações terapêuticas e segurança dos produtos à base de Cannabis sativa, com o intuito de contribuir para o esclarecimento científico, inovação e desenvolvimento sustentável do setor”.
No mesmo documento, é sublinhado que “desde a legalização da canábis para fins medicinais em Portugal em 2018, e posteriormente da produção de cânhamo industrial, tem-se verificado um crescimento significativo da indústria da Cannabis no país, com perspetivas futuras cada vez mais promissoras do ponto de vista económico”.
Ainda segundo o comunicado, o congresso vai contar com a presença e participação de entidades como o INFARMED, a DGAV – Direção-Geral da Alimentação e Veterinária, a Ordem dos Farmacêuticos e o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências.
A iniciativa é organizada pela Escola Superior Agrária de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu, com uma comissão organizadora composta por docentes e investigadores de várias instituições nacionais.