5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Festival de Jazz regressa a Viseu em julho e já há nomes confirmados

Festival de Jazz regressa a Viseu em julho e já há nomes confirmados

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
09.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
09.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Festival de Jazz regressa a Viseu em julho e já há nomes confirmados

O Festival de Jazz de Viseu regressa este ano entre os dias 21 e 25 de julho. A organização já revelou os primeiros nomes confirmados para esta nona edição: a dupla ¡Golpe!, a Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa e os Carapaus Afrobeat.

Os organizadores, a associação Gira Sol Azul, referem que estes nomes refletem “a diversidade característica do festival quer nas estéticas e linguagens musicais que integra quer nos espaços que ocupa”.

O festival vai volta a ser realizado em cinco dias seguidos, decorrendo em diversos locais da cidade viseense, “agora com uma maior experiência e conhecimento das dinâmicas que podem tornar possível a realização de mais uma edição face ao contexto atual de pandemia”, depois da edição do ano passado em que o festival foi realizado a 22 de julho, 12 e 26 de agosto, e 9 e 30 de setembro.

“Sempre com consciência das incertezas e fragilidades que a situação atual carrega, a 9ª. edição do Que Jazz É Este? faz-se de diferentes espaços e formas, de diferentes possibilidades de práticas culturais e artísticas”, pode ler-se no comunicado.

Assim, a 23 de julho, o jardim da Casa do Miradouro receberá os ¡Golpe!, um duo formado pelo trompetista Gonçalo Marques e pelo baterista João Lopes Pereira, que tem trabalhado com outros músicos como Masa Kamaguchi, um contrabaixista japonês que também vai atuar neste concerto.

Já a Orquestra de Jazz de Espinho e o baterista Mário Costa vão atuar a 25 de julho no Teatro Viriato. Mário Costa, que tem partilhado os palcos com alguns dos músicos mais importantes do panorama europeu, junta-se à Orquestra de Jazz de Matosinhos, que tem desenvolvido desde 2008 um percurso que mistura a componente didática com a produção de concertos temáticos e o seu próprio repertório.

A música africana vai vibrar no concerto de encerramento do Que Jazz É Este, também marcado para 25 de julho, com os Carapaus Afrobeat, compostos por nove músicos brasileiros e portugueses. O grupo fez recentemente o álbum ‘Dois’ e pretende viajar pela música da África, através do afrobeat.

A organização sublinha que o Que Jazz É Este, que conta com o apoio da Câmara de Viseu, tem sido um festival de “relevo e prestígio na região Centro”, com uma programação que também vai incluindo ações de formação e profissionalização na área da música e também “um espaço de encontro entre músicos portugueses e músicos internacionais originando momentos inéditos” e “iniciativas que vão ao encontro de públicos que se encontram de alguma forma impedidos de virem ao encontro do festival”.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar