Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
O projeto Mapas Natureza chega esta sexta-feira (3 de setembro) ao Parque Natural Vouga-Caramulo, em Vouzela. A iniciativa termina no domingo (dia 5).
Depois de ter passado por outros parques como a Serra da Estrela e a Serra da Lousã, o projeto propõe um conjunto de atividades desde caminhadas a música, passando também por conversas e workshops.
O organizador Miguel Vasco carateriza o projeto como “um roteiro onde se propõe descobrir histórias que se relacionam muito com a identidade local destes territórios, com as pessoas que ali habitam e com as pessoas que escolheram viver ou regressar para encontrar uma vida que vá mais de acordo com o que procuram”.
“Esta iniciativa não pretende levar só atividades culturais e artísticas, mas também convocar processos de trabalho e criação que sinalizem um caminho de futuro e que contribuam para valorizar as comunidades”, acrescenta.
Esta sexta-feira à noite, vai decorrer um concerto do músico Samuel Úria às 22h00 no Parque da Liberdade.
No sábado (dia 4), a viseense Ana Bento junta-se ao grupo de vozes da Associação de Carvalhal de Vermilhas às 18h00 em Cambra. “Os espetáculos acabam sempre por funcionar como uma âncora do resto da programação”, assume Miguel Vasco.
O organizador deixa ainda outros destaques no programa como “Pessoas-Mapas” que, segundo o próprio, “é uma série de 40 mini-documentários que fazemos ao longo de todas as etapas do Mapas Natureza”. “Vamos projetar os quatro mini-documentários que foram registados no território de Vouzela”, explica. A sessão está marcada para as 21h30 desta sexta.
“Temos também o nosso programa de domingo, que está mais relacionado com a criação de paisagem e a imersão na natureza, em que organizamos um programa de maior aproximação para as famílias e o público infanto-juvenil”, acrescenta.
No sábado, o programa começa às 16h00 com uma conversa na zona de lazer do Espírito Santo, em Cambra, seguido da apresentação de uma instalação do Coletivo Til pelas 17h00.
O programa termina no domingo na Lapa da Meruge, onde terá lugar a partir das 10h30 a caminhada “Caminhar com Sentido(s)” dinamizada pela terapeuta Carla Ladeira. Seguem-se um piquenique a partir das 12h00 e sessões de jogos a partir das 12h30 com os Jogos do Hélder e o Aventuras Mystery Box.