5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » A dança é de todos esta semana no Teatro Viriato

A dança é de todos esta semana no Teatro Viriato

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
29.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
29.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 A dança é de todos esta semana no Teatro Viriato

O Teatro Viriato, em Viseu, realiza nestes dias a Semana Dançando com a Diferença, dedicada à companhia de dança inclusiva com o mesmo nome e que irá decorrer entre esta segunda-feira (29 de novembro) e sábado (4 de dezembro).

O espaço cultural propõe uma semana em que pretende “dar um lamiré da multiplicidade de atividades que o Dançando propõe, além dos seus espetáculos que circulam um pouco por toda a Europa” por parte da companhia criada em 2001, na Madeira, e que chegou a Viseu em 2014, tendo passado a ser projeto residente do Teatro Viriato três anos mais tarde.

O Teatro acolherá esta semana a residência artística “O Barulho Ensurdecedor do Silêncio”, orientada pelo artista Miguel Moreira e na qual participam os intérpretes do núcleo de Viseu do Dançando com a Diferença.

“Durante este período, será desenvolvido um ciclo de oficinas em que os intérpretes participantes poderão dar início a um processo de autodescoberta e reimaginação da sua identidade criativa individual e coletiva, que culminará numa apresentação final” marcada para sábado às 17h00 e com entrada gratuita.

Na quarta-feira (1 de dezembro), dia de feriado às 12h30, o Dançando com a Diferença irá apresentar no Forum Viseu, no espaço Meia Dose, o documentário PEDI, gravado em 2019, e as conclusões do Encludança 2020, um seminário sobre inclusão que decorreu no ano passado.

Já na sexta-feira (dia 3), será apresentado às 21h00 o vídeo-dança “Flores em Ti”, que reflete sobre as adoções de medidas restritivas durante a pandemia, o distanciamento físico e também o medo e cujo processo foi acompanhado da retoma da proximidade entre os elementos do grupo.

“Flores em Ti” conta com a realização e coreografia de Anderson Leão e a imagem e edição de Tomás Pereira. A apresentação será acessível com recurso a audiodescrição, língua gestual portuguesa e materiais de comunicação em braille. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais por 2,50 euros.

Em comunicado, o Teatro Viriato refere que o Dançando com a Diferença lançou a Viseu “as sementes de um relevante trabalho artístico, pedagógico e de sensibilização para a inclusão social, que por sua vez tem sido acolhido com sucesso, quer pelo público, quer por entusiastas da Dança Inclusiva, escolas e instituições”.

“Por vezes, o trabalho mais invisível é aquele que perdura e cria raízes mais profundas numa cidade, num corpo, numa vida, passando de mão em mão, de geração em geração, de lugar para lugar, com a força silenciosa da disciplina diária e do cuidado permanente”, acrescenta a nota.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar