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A Vista Alegre totalizou 117,4 milhões de euros de volume de negócios em 2021, mais 6,4% do que no ano anterior, foi comunicado ao mercado.
“No ano de 2021, apesar de ter sido extremamente desafiante pelo forte impacto da pandemia de covid-19, a Vista Alegre atingiu em termos de volume de negócios acumulado o valor de 117,4 milhões de euros, representando um aumento de 6,4% (+7,1 milhões de euros), face ao período homólogo”, lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Para a empresa, que se dedica ao fabrico e comércio de porcelanas, estes dados demonstram “uma capacidade de recuperação e superação notável, face ao período difícil que o mundo e a economia global atravessam”.
Neste período, a faturação da empresa foi impulsionada pelos produtos de marca, nomeadamente, pelos segmentos de porcelana e cristal da Vista Alegre e faiança da Bordallo Pinheiro.
Excluindo a hotelaria, a faturação gerada pela venda dos produtos de marca, considerando o retalho físico e ‘online’, aumentou 36,7% face a 2020 e 11% em comparação com 2019.
Espanha, EUA e Brasil foram os mercados internacionais que mais contribuíram para as vendas de produtos de marca, apresentando uma progressão de 69% face a 2020 e de 50% em comparação com 2019.
Só no quarto trimestre de 2021, as vendas da empresa registaram um crescimento de 8,2% face ao mesmo período de 2020.
Em dezembro, as vendas da marca atingiram 13,3 milhões de euros, mais 17,2% face ao mesmo mês de 2020.
Já as vendas ‘online’ subiram 32,6% em 2021, representando 7% das vendas da marca excluindo hotelaria.