5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Museu Grão Vasco recebeu mais de 35 mil pessoas em 2021

Museu Grão Vasco recebeu mais de 35 mil pessoas em 2021

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.02.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.02.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Museu Grão Vasco recebeu mais de 35 mil pessoas em 2021

Voltou a aumentar o número de visitantes do Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu. Em 2021, o espaço museológico recebeu um total de 35.112 pessoas, o que representou uma subida de 24,8 por cento face ao ano anterior.

Os dados foram recentemente relevados pela Direção-Geral do Património Cultural. Em 2020, o Museu Grão Vasco tinha acolhido 28.132 visitantes.

O museu situado no centro histórico da cidade de Viseu passou do décimo para o sétimo museu mais visitado no país, num ranking liderado a nível nacional pelo Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

Em declarações ao Jornal do Centro, a diretora do Museu Grão Vasco, Odete Paiva, diz que o espaço conseguiu ter no último ano “uma capacidade de atração de visitantes completamente diferente dos anos anteriores”, nomeadamente durante o verão. Para isso, contribuiu o facto de o museu estar localizado num “território menos povoado”.

“As pessoas sentiram-se mais seguras. Não havia um fluxo tão grande, nem tantos problemas relacionados com a Covid-19”, acrescenta.

Além disso, Odete Paiva refere ainda que “houve uma preocupação do Museu de ter uma exposição temporária que tinha a ver com identidades de género e com questões ligadas à pintura de género em Portugal e às paisagens portuguesas para que cada visitante se possa rever nesta exposição um lugar próximo da sua origem”.

“Toda esta estratégia, aliada à importância das coleções do Museu, fez o seu trabalho e atraiu muita gente”, frisa.

Apesar do aumento, os números ficaram longe das 65 mil entradas registadas em 2019, antes do surgimento da pandemia da Covid-19. Odete Paiva espera que as obras que estão a decorrer agora no exterior do museu ajudem a atrair mais turistas.

A diretora do Museu Nacional Grão Vasco revela ainda que, para este ano, vai haver uma nova exposição temporária “que esperamos abrir no final de março e início de abril”, já a pensar na época da Páscoa, “que é um período em que temos sempre muitos visitantes, nomeadamente espanhóis”.

A diretora não quis adiantar mais pormenores sobre essa mesma exposição que classifica como uma “grande surpresa”, relevando apenas que estará relacionada com o pintor Vasco Fernandes e que vai ser uma mostra pequena em quantidade, mas extraordinária na qualidade das obras que estarão expostas ao público.

“Esperamos, a partir daí, começar a recuperar o nosso número de visitantes tornando a nossa programação atrativa para a comunidade local, para que os viseenses e as pessoas das redondezas nos possam visitar de uma forma renovada e para que os turistas e visitantes estrangeiros se sintam confortáveis e atraídos por este espaço de cultura”, conclui Odete Paiva.

A nível nacional, os museus, monumentos e palácios nacionais registaram um aumento de 3,9% de visitantes em 2021, face a 2020, com 1,34 milhões, com o Museu Nacional de Arqueologia a liderar, pela primeira vez, os museus mais visitados.

O conjunto de 25 equipamentos tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural recebeu um total de 1.346.250 visitantes em 2021, mais 50.722 entradas face aos 1.295.528 registados em 2020, quando a pandemia de covid-19 afetou pesadamente estes espaços culturais, provocando uma quebra de 70% nas entradas.

O equipamento cultural mais visitado do conjunto dos museus e monumentos nacionais continua a ser o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, com 271.612 (face aos 234.007 em 2020, numa subida de 16,1%), seguindo-se o Mosteiro da Batalha, com 124.032 visitantes (100.427 em 2020, subida de 23,5%), e o Convento de Cristo, em Tomar, com 116.451 visitas (113.783, subida de 2,3%).

Nos museus, o Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, superou – pela primeira vez, desde que há registos publicados pela DGPC (1996) – a habitual liderança do Museu Nacional dos Coches, com 91.437 entradas, em 2021, num aumento de 22,5% (74.646, em 2020), seguindo-se os Coches com 65.110 (26.869 em 2020), mas ganhando, ainda assim, em subida percentual, 142,3%.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar