5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Jazz regressa a Viseu a partir de hoje

Jazz regressa a Viseu a partir de hoje

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
20.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
20.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Jazz regressa a Viseu a partir de hoje

Começa esta quarta-feira o festival “Que Jazz é Este?”, que promete voltar a animar Viseu com músicas de jazz mais rítmicas. Este ano, assinala-se a 10.ª edição que promete ser festiva, diz Ana Bento, da Gira Sol Azul, que organiza o evento.

A programação inclui 11 espetáculos em vários locais, cinco espetáculos em formato ambulante na rua e outros cinco ao domicílio. Também estão previstos três “jam sessions”, uma exposição, três conversas, 20 horas de rádio ao vivo e cinco sessões de cinema musicado ao vivo.

“É um jazz para todos. São dez anos muito intensos, sem interrupções, e dez edições e, como este é um número redondo, fazemos uma edição especial em jeito de festa”, afirma Ana Bento, que destaca uma exposição comemorativa dos 10 anos do festival e também da “pré-história do festival, com movimentos que inspiraram sempre gerações seguintes e que começaram nos anos 20 com a Orquestra Cine-Jazz, passando pelos Tubarões e pelo Quinteto de Jazz de Viseu, que antecede a nossa geração”.

As atuações estão marcadas sempre para as 19h00 e as 21h30. Entre os locais desses concertos, estão incluídos os jardins da Casa do Miradouro e da Escola Profissional Mariana Seixas, o Parque Aquilino Ribeiro, o Museu Nacional Grão Vasco, o Teatro Viriato, a Pousada de Viseu e o centro histórico da cidade.

O cartaz inclui nomes como Peixe-Boi, Garfo, Manuel Linhares, Coletivo Gira Sol Azul, Pedro Moreira Sax Ensemble, José James, Spinifex Sings e Miguel Valente Quarteto. Além destas atuações, há ainda jazz ao domicílio e na rua, que “tem como objetivo surpreender pessoas que, se calhar, nem sabem que o festival está a acontecer ou que não se interessam tanto e, de repente, cruzam-se com uma banda a tocar e percebem a programação”.

“O jazz no domicílio é uma rubrica que nós também acarinhamos imenso há alguns anos na lógica de, se há pessoas que não podem ir aos concertos, os concertos vão a eles como os reclusos do Estabelecimento Prisional do Campo, entre outros”, acrescenta.

Há para ver ainda um filme musicado ao vivo “que estará todas as manhãs em exibição no Carmo’81”. Também a Rádio Rossio estará de volta, transmitindo todos os dias a partir do Rossio, e uma das parceiras é a Rádio Jornal do Centro.

“As manhãs serão com radialistas das rádios locais, que são parceiras do festival há vários anos, e as tardes serão preenchidas com Rui Miguel Abreu, do Rimas e Batidas, e o Ricardo Ramos, que fecha sempre com meia-hora dedicada ao seu projeto Viseu Demo Tapes”, explicou Ana Bento.

O Festival de Jazz de Viseu decorre até domingo (24 de julho).

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar