No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, vai receber esta sexta-feira (9 de setembro) a inauguração da exposição “Mariano Benlliure: Legado Artístico em Portugal”, às 16h00.
A mostra vai ficar patente até 29 de fevereiro do próximo ano para assinalar os 160 anos do nascimento do escultor espanhol e os 75 da sua morte. Mariano Benlliure nasceu em Valência e viveu grande parte da sua vida em Madrid, mas na década de 30 do século XX, esteve várias vezes em Portugal e particularmente em Viseu por motivos familiares.
O Museu Grão Vasco vai apresentar, nesta mostra, o legado artístico que o escultor deixou em Portugal e que é “de grande importância”. Das obras da coleção do próprio museu que integram a exposição, destacam-se “as referentes ao monumento a Viriato e que levaram à execução final em bronze e granito da beira”.
“Esta obra marca, até hoje, a identidade da cidade, associando-a a uma das mais grandiosas figuras do espaço Ibérico. Integram também a exposição obras da Casa-Museu António Teixeira Lopes e de várias coleções particulares, ligadas à família da sua esposa e biógrafa Maria do Carmo de Quevedo Pessanha”, acrescenta o espaço museológico.
Segundo o museu, a inauguração vai contar com a presença de familiares de Mariano Benlliure e de Maria do Carmo de Quevedo Pessanha.
As comemorações do aniversário do escultor também decorrem em Espanha e incluem um conjunto de iniciativas, das quais se destacam exposições, colóquios e percursos urbanos, promovidos pela Fundación Mariano Benlliure, pela Real Academia de S. Fernando e pela Dirección General del Patrimonio Cultural do Ayuntamiento de Madrid, entre outras instituições.