No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Teatro Viriato, em Viseu, encerra o mês de novembro com duas propostas de dança contemporânea. Neste sábado (dia 26), às 21h00, o teatro recebe a remontagem de “Rumor de Deuses”, do coreógrafo Paulo Ribeiro, com um novo elenco constituído por jovens bailarinos.
Estreada inicialmente em 1996, “Rumor de Deuses” propõe “uma espécie de cerimónia ou celebração metafísica onde o corpo é o veículo de comunicação por excelência”. O Teatro Viriato sublinha que este espetáculo trabalha na “exploração de novos vocabulários de movimento e de construção de novas situações em que o humor se constrói”.
Em “Rumor de Deuses”, será também explorada “uma fisicalidade mais subtil, mas ao mesmo tempo exuberante, e assume uma estranha liberdade da alma”. O espetáculo, que terá uma sessão acessível, acontece às 21h00.
No dia 30, às 21h00, o Teatro Viriato acolhe a apresentação de “Never Odd or Even”, um projeto de colaboração das duplas de coreógrafos Filiz Sizanli & Mustafa Kaplan e Sofia Dias & Vítor Roriz.
Com abordagens criativas e experiências diferentes, ambas as duplas “têm o mesmo fascínio pela precisão, minimalismo, linguagem, abstração e um interesse crescente pelas interações entre palavra falada, voz, movimento e gesto”, refere o espaço cultural.
“Há algo mais que une estas duplas e que parece ser específico de colaboradores de longa data: uma forte consciência do que significa partilhar um processo criativo”, acrescenta.
“Never Odd or Even” é o resultado final de uma colaboração que teve início em 2019, numa residência em Lisboa, onde durante semanas partilharam as suas práticas, metodologias e pequenos excertos das suas próprias performances.