No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O historiador e investigador Alexandre Alves foi homenageado numa iniciativa que decorreu no último fim de semana em Mangualde. A Biblioteca Municipal inaugurou no passado sábado (dia 26) uma exposição de tributo ao ex-diretor da revista Beira Alta.
A mostra “Traços de uma vida a investigar e a divulgar” foi inaugurada no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Alexandre Alves, dos 80 anos da Beira Alta e dos 25 anos da Biblioteca Municipal de Mangualde. A exposição ficará patente no espaço até ao final de fevereiro do próximo ano e irá depois passar pelos restantes concelhos da região Viseu Dão Lafões.
A exposição mostra objetos e documentos que integravam o espólio do historiador e que, como sublinha o município de Mangualde, são “representativos do seu percurso biográfico e das dinâmicas do seu ofício como investigador”.
Esses objetos incluem sebentas de registo, cartas trocadas com investigadores nacionais e internacionais, verbetes, agendas pessoais, manuscritos de livros, fotografias, condecorações e artigos pessoais.
A mostra inclui também 14 painéis com publicações ou estudos realizados por Alexandre Alves referentes a cada um dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
A inauguração da exposição foi seguida de uma tertúlia de homenagem a Alexandre Alves, que teve lugar no auditório da Biblioteca de Mangualde. Nascido a 8 de dezembro de 1921, Alexandre Alves, natural do concelho, morreu a 26 de dezembro de 2008, aos 87 anos.