No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Começa esta quinta-feira (1 de dezembro) a 5.ª edição do Encludança – Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade no Teatro Viriato, em Viseu.
A iniciativa regressa ao espaço cultural para três dias de reflexão sobre os dois temas em destaque e também de workshops e apresentações. A última edição decorreu há dois anos também em Viseu.
Amanhã, intérpretes do Dançando vão realizar workshops baseados no trabalho que fizeram enquanto estiveram em França no mês de junho. Agora, vão ter a oportunidade de poder partilhar os conhecimentos que aprenderam durante o festival Camping em Paris e também a metodologia de trabalho desenvolvido em Viseu.
Os workshops estão marcados para as 11h00 (método Phia Ménard), 14h30 (método Suzan Boogaerdt & Bianca van der Schoot) e 16h30 (método Kim Itoh).
Na sexta-feira (dia 2), vai ter lugar a partir das 10h00 o seminário “Arte e Inclusão” que junta oradoras de vários países como Mickaella Dantas, bailarina com deficiência reconhecida internacionalmente, Gabriela León, diretora da Fundação Psico Ballet Maite León, que tem como principal missão apostar na formação em artes performativas de pessoas com deficiência física, psicológicas, intelectuais ou sensoriais, e Eva Garcia, curadora de projetos de produção e criação artística comunitária.
À noite, a partir das 21h00, decorrerá a reapresentação do vídeo-dança “Flores Em Ti”, realizado pelo Dançando com a Diferença, seguido de uma conversa com o realizador Anderson Leão e o editor e operador de câmara Tomás Pereira.
No último dia, sábado (dia 3), a partir das 16h00, o Dançando com a Diferença “invade” as instalações do Teatro Viriato com o espetáculo “Ocupação”, onde os espetadores serão levados a assistirem a quatro peças coreográficas criados pelo grupo de Viseu. São eles “Sussurro do Universo”, “A Guerra das Rosas”, “Libereco Renaskig?as” e “A Floresta”.