Círculo de Criação Contemporânea de Viseu_Rua do Comércio
universidade católica jornal do centro
btl 202500363
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » A poesia saiu à rua e está no Rossio, em Viseu, com Camões

A poesia saiu à rua e está no Rossio, em Viseu, com Camões

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
21.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
21.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 A poesia saiu à rua e está no Rossio, em Viseu, com Camões

Poemas de Camões podem ser ouvidos por quem passa pelo Rossio, em Viseu, desde esta manhã de quinta-feira. A acompanhar, uma exposição dedicada ao poeta onde se podem ler alguns dos seus poemas, hoje que é Dia Mundial da Poesia.

A iniciativa marca o arranque da terceira edição do Dizer Poesia, evento que decorre em Viseu até ao próximo dia 24 e que conta com cerca de 40 ações, da poesia à música, passando por conversas, performances e exposições, cinema e visitas guiadas.

Esta edição evoca e homenageia aquele que é considerado o maior poeta português de todos os tempos: Luís Vaz de Camões, no ano em que são celebrados 500 anos do seu nascimento.

A abertura oficial está marcada para as 18h00, na Casa Amarela, com a inauguração da exposição das edições inéditas d’Os Lusíadas, do Fundo Antigo da Biblioteca Municipal. Segue-se a apresentação da nova edição do Prémio de Poesia Judith Teixeira e, logo depois, a apresentação do livro e inauguração da exposição “Deuses do Olimpo”, de Luís Teles.

À noite, no Mercado 2 de Maio, acontece o concerto da fadista Lina que apresenta o álbum Fado Camões, numa colaboração com o produtor e músico britânico Justin Adams.

Na sexta-feira, será apresentado “RUGE – Poemas e Canções”, um projeto de poesia e música de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves que, segundo Leonor Barata, “fazem uma espécie de concerto comentado e declamação de vários poemas”, cruzando palavras escritas, cantadas e faladas.

Já a artista Capicua misturará canções e poemas declamados, entre o rap e a palavra dita, a rima e a prosa poética, no dia 23.

O concerto do último dia será “Do Amor e da Glória em Camões”, com composição musical original e interpretação de Rui de Luna, Marcos Lázaro no violino e Natália Luiza na declamação, e decorrerá no Teatro Viriato.

Destaque também para as visitas guiadas feitas pelo Grupo OFF “no centro e em locais menos convencionais”, durante as quais vão abordar tanto Camões, como Aquilino [Ribeiro], Judith Teixeira e Luís Miguel Nava, entre outros.

Já Pedro Freitas estará em Viseu para apresentar o seu trabalho “Ela – Metafisicamente d’outro Mundo”, interpretando os textos em conjunto com ambiências sonoras.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar