No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O ZigurFest está de volta a Lamego, de 24 a 27 de julho, para celebrar a música sob o signo da liberdade. Quatro dias para dar a conhecer algumas das melhores propostas que o país viu surgir no último ano, abrangendo música, performance, pesquisa e dança, sempre com a comunidade local no centro das atividades.
O programa ainda não está concluído, mas são já conhecidos alguns dos nomes que fazem parte do cartaz que também comemora os 50 anos do 25 de Abril. Nomes como Cat Soup, Cíntia & Rezmorah, DJ Lynce, Garoa ou Ilusão Gótica. Maria R Soares e Rádio Sonoplasmática são os projetos residentes convidados. Mas há mais para descobrir: BBB Hairdryer, Marquise, Monch Monch, O Triunfo dos Acéfalos, Papie Mache, Portas Pra Vida, Riça e Zancudo Berraco.
“Abrimos as portas da cidade para explorar as inúmeras possibilidades que Lamego oferece, prometendo concertos, residências artísticas, performances, momentos de dança, reflexão, encontros com a natureza e algumas surpresas especiais”, refere a organização, lembrado que, como sempre, a entrada será gratuita.
O Teatro Ribeiro Conceição, a Rua da Olaria, o Museu de Lamego, o Parque Biológico e a Casa do Artista (no Bairro do Castelo) são alguns dos locais por onde circularão as várias iniciativas do ZigurFest.
É na Associação Cultural e Recreativa de Penude de Baixo que se vão ouvir as primeiras notas deste ZigurFest. Local de encontro comunitário, a ACRPB tem sido palco de encontros, celebrações e um sem fim de festividades locais – sempre ao serviço da população. “Simbiose marcada pela união, boa disposição e verdadeiro sentido de comunidade. Os comes e bebes também estão garantidos”, promete a organização.
Outros dos locais será o Centro Cívico, com características arquitectónicas da primeira metade do século XX e que resulta da transformção do antigo matadouro de Lamego . Actualmente serve também de sede ao histórico Rancho Regional de Fafel e é um espaço polivalente e desafogado, “perfeito para albergar a comunidade alargada do ZigurFest e as várias actividades que pensámos para este ano”.
O Teatro Ribeiro Conceição é o palco especial, afinal foi ali que tudo começou e que já foi pisado por bandas, agora não emergentes, como peixe:avião, Gala Drop, Pop Dell’Arte, Ermo, Sensible Soccers, Surma, HHY & Macumbas, Norberto Lobo ou João Lobo.
O programa do festival promete “o ecletismo musical de sempre aliado à multidisciplinaridade”. Na página oficial, a direção do Zigurfest explica que o festival foi repensado para o colocar “ao serviço de quem o fez sobreviver ao longo destes anos: o público e os artistas”.
O ZigurFest é um festival organizado pela Zigur – Associação Cultural, com o apoio do Município de Lamego e da DGArtes.