Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Viseu recebe Marcha LGBTQIA+ este sábado

Viseu recebe Marcha LGBTQIA+ este sábado

7ª Marcha celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos e inclui Língua Gestual pela primeira vez

 Viseu recebe Marcha LGBTQIA+ este sábado - Jornal do Centro
11.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu recebe Marcha LGBTQIA+ este sábado - Jornal do Centro
11.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu recebe Marcha LGBTQIA+ este sábado - Jornal do Centro

A cidade de Viseu acolhe este sábado, 12 de outubro, a 7ª Marcha LGBTQIA+, organizada pela Plataforma Já Marchavas. Sob o mote “De cravo ao peito contra o preconceito”, a marcha tem início às 15h30 no Parque Aquilino Ribeiro. Esta marcha pretende não só celebrar as conquistas da comunidade LGBTQIA+ ao longo dos anos, mas também alertar para a necessidade de continuar a lutar contra a discriminação e o preconceito.

Uma das novidades deste ano é a inclusão de uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa durante os discursos e a leitura do manifesto. Este gesto reforça o compromisso do movimento com a igualdade e os direitos humanos em todas as suas vertentes.

Além da marcha, o evento conta com vários momentos culturais. Após a concentração no Parque Aquilino Ribeiro, há um jantar/convívio no Lugar do Capitão às 19h00 (com inscrição prévia necessária). 

A partir das 21h30, o Círculo de Criação Contemporânea de Viseu – Polo II acolhe a manifestação cultural da marcha, com entrada livre e performances de Party 90’s, Davi Santiago, Porcelana ft. Re:Stra’t e Roberto Terra.

Em comunicado, recentemente, a Plataforma Já Marchavas destacou a importância de celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos, que “permitiu a construção de um movimento político pelos direitos LGBTQIA+ em Portugal”. A revolução de 25 de abril de 1974 foi um marco crucial na luta pelos direitos humanos, que derrubou o regime do Estado Novo, que “criminalizava e perseguia as minorias sexuais”, e permitiu o surgimento de movimentos LGBTQIA+ e feministas no país.

“50 anos depois, o movimento LGBTQIA+ e feminista consolidou-se, uniu-se, e as conquistas jurídico-legais alcançadas foram muitas. Contudo, não esquecemos as resistências ao reconhecimento, visibilidade e respeito pela diversidade”, sublinha a organização, que acrescenta que hoje em dia, cerca de 30 marchas pelos direitos LGBTQIA+ têm lugar em todo o país, reivindicando direitos e assegurando que estes avanços não sejam revertidos.

A Marcha de Viseu, ao longo dos últimos sete anos, tem sido um espaço de luta e celebração, onde a comunidade e aliados se reúnem para exigir respeito, inclusão e direitos iguais para todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género.

A última marcha na cidade de Viseu aconteceu a 14 de outubro de 2023. A cidade cobriu-se de várias cores durante a sexta Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+. A marcha teve início no Parque Aquilino Ribeiro, também conhecido por Parque da Cidade. Às 15h30 desse dia, mais de uma centena de pessoas reuniu-se no relvado do parque, local onde várias entidades que apoiam a marcha aproveitaram para discursar. 

pub
 Viseu recebe Marcha LGBTQIA+ este sábado - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu recebe Marcha LGBTQIA+ este sábado - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar