ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Duas estacas no chão e um pano branco… começa o espetáculo “Teatro Paraíso”

Duas estacas no chão e um pano branco… começa o espetáculo “Teatro Paraíso”

Peça "Teatro Paraíso" parte da ACERT numa carrinha ambulante para contar a história de um avô e dos netos

 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
20.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
20.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Duas estacas no chão e um pano branco… começa o espetáculo “Teatro Paraíso”

A peça “Teatro Paraíso”, uma criação do Trigo Limpo, companhia de teatro da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), estreia dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, e é uma adaptação de acontecimentos verídicos e expõe três primos que tentam representar as histórias dos seus avôs.

O espetáculo está incorporado no projeto “Palavra Ambulante”, que envolve uma carrinha que vai percorrer o país com a peça que relata as três versões diferentes das histórias do avô. O espetáculo é inspirado nas carrinhas ambulantes, elemento simbólico da literatura e do cinema português, que levavam livros e filmes a várias localidades do país. Devido a esta referência, “Teatro Paraíso” será levado a todos os recantos do país onde há menor acesso à cultura teatral, tendo já 70 datas em agenda.

A peça tem duração de uma hora e é uma viagem entre o passado e o presente representado apenas por três pessoas, que dão vida aos netos e aos avós. O “Teatro Paraíso” demonstra que para o cinema e para o teatro é apenas necessário ter “duas estacas no chão e um pano branco”, referiu Afonso Cortês, um dos protagonistas da peça.

De acordo com a sinopse, a história gira à volta de três primos que ficaram com uma carrinha no testamento do seu avô. Apesar das dúvidas que vão aparecendo no desenrolar da história, as três personagens conseguem, com a ajuda uns dos outros, dar vida ao que o avô lhes deixou. Numa parte inicial do espetáculo, os atores mostram-se envergonhados por não saberem o que fazer e para não defraudar as pessoas que compraram bilhete pedem ajuda ao público para poderem começar. No decorrer da narrativa, acabam por interpretar memórias imaginárias e fantásticas, sonhos, risos e inquietações onde a palavra é a protagonista. 

O trabalho coletivo entre atores e produção transformou um elemento representativo num cenário pensado ao pormenor. A equipa técnica do espetáculo construiu a carrinha que vai dar palco ao projeto “Palavra Ambulante” e que conta ainda com a participação em cena de José Abrantes.

A peça “Teatro Paraíso” em Oliveira de Azeméis e chega a Viseu em março do próximo ano.

A ACERT é um espaço de cultura, sediado no município de Tondela, com uma programação diversificada, que aposta nas várias artes do espetáculo.

Constança Almeida – Aluna de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar