No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A ACERT retomou a programação e com várias novidades.
“Este mês, despedimo-nos do Verão com grandes motivos para voltar a estar dentro de portas: música e cinema de mãos dadas, duas estreias e o regresso ao aconchego do nosso café-concerto. E o melhor de tudo: voltar a estar com os amigos do costume, de braços abertos para as novas caras que vão chegando”, escreve a associação cultural.
Este sábado, o espaço Novo Ciclo em Tondela recebeu o cine-concerto “Bouncing with the Kid” do Cinematic Pocket Orchestra, que propõe uma “ilustração sonora” do clássico filme “The Kid” de Charlie Chaplin.
No dia 23, a ACERT recebe às 23h00 mais um concerto desta vez dos Uhai, que já atuaram em 2020 no Festival de Jazz de Viseu. A atuação tem entrada gratuita. Os músicos Gustavo Dinis e Miguel Sampaio convidam Miguel Cordeiro para fazer “um concerto-viagem no tempo, onde o tempo é a própria viagem”.
A 24 de setembro, será apresentado em cena às 21h45 o espetáculo “Destellos en un Rio Negro” da companhia Ikarus Stage Arts. A peça apresentada em espanhol conta a história de uma menina fascinada pela vida do seu falecido avô que encontra várias cartas confiscadas por este enquanto servia no exército e que nunca chegaram ao seu destino, além do seu caderno, numa reflexão sobre os horrores da ditadura no Chile.
O grupo permanecerá em residência artística em Tondela, onde afinará os últimos detalhes do espetáculo “Arcanum Zero – Quando a Loucura está em Palco” que estreará no palco da ACERT.
A peça faz uma reflexão sobre os caminhos da saúde mental em cruzamento com as artes e será apresentado em italiano, mostrando uma paciente obcecada em representar diferentes papéis e que começa a participar num workshop de teatro. O seu corpo e os diferentes papéis que ela interpreta mudam de tal maneira, o que afeta a capacidade de auto-reconhecimento e os limites são cada vez menos.
Durante a residência artística da Ikarus Stage Arts, haverá ainda tempo para o workshop “Energia em Ação” com Carolina Pizarro. No workshop, a artista irá introduzir os formandos à prática inicial da arte marcial ancestral Kalaripayattu. Deste trabalho simbiótico entre voz e corpo será criada uma sequência coreográfica na qual poderão ser descobertas diferentes tipos de energia em ação e as suas possibilidades de aplicação no performativo.