joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Jornal do Centro » Alunos da UA reimaginam produtos tradicionais de Tondela

Alunos da UA reimaginam produtos tradicionais de Tondela

Laboratório de design decorre esta semana com oficinas em várias freguesias do concelho

 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
09.07.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
09.07.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Alunos da UA reimaginam produtos tradicionais de Tondela

O concelho de Tondela acolhe, até ao próximo domingo, 13 de julho, a terceira edição do UA.LABDESIGN, um laboratório de design promovido pela Universidade de Aveiro (UA). A iniciativa reúne 21 estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, que durante uma semana trabalham em conjunto com artesãos e comunidades locais.

O projeto é organizado pelo Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), pelo Departamento de Comunicação e Arte da UA e por diversas entidades locais, e aposta na valorização do património material e imaterial da região. 

Este ano, além do Linho de Múceres e do Barro Negro de Molelos, o laboratório inclui, pela primeira vez, trabalho com metal, através da latoaria e funilaria de Lobão da Beira.

As oficinas decorrem em várias localidades do concelho, nomeadamente Múceres (Castelões), Ribeira (Campo de Besteiros) e Caramulo (Guardão). O objetivo é cruzar o conhecimento académico com a sabedoria local, para promover novas soluções de design para os produtos artesanais da região.

A comitiva da UA foi recebida na manhã de segunda-feira no Museu Terras de Besteiros pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Tondela, João Carlos Figueiredo. Na ocasião, o autarca afirmou: “Que a vossa vinda ao território seja uma experiência gratificante para vós. Nós ficamos muito contentes por vos acolher”. 

O vice-presidente da Câmara de Tondela ainda diz que “as experiências anteriores têm sido muito interessantes e gratificantes. Se é verdade que a academia vir ao território é importante para a melhoria dos vossos conhecimentos, também para as nossas populações, com quem vocês interagirão, se tem revelado extremamente enriquecedor porque esta interação até do ponto de vista humano é fundamental”.

“A presença da universidade no nosso território tem permitido aproximar o saber académico das realidades locais, promovendo o diálogo entre a investigação e a vida concreta das comunidades. Quero acreditar que fiquem com vontade de regressar a Tondela”, acrescenta.

O laboratório termina na manhã de domingo, na sede da Associação das Mulheres Agricultoras de Castelões (AMACastelões), com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. O resultado final inclui novas propostas de design aplicadas aos produtos artesanais locais.

Recorde-se que das duas edições anteriores resultaram dezenas de artefactos inspirados no linho, burel, loiça preta e madeira, como capuchas, capotes e sapatos de burel e linho.

Em 2025, o UA.LABDESIGN regressa a Tondela com o tema “Epifanias”.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar