school-6900381_1280
IC12
edc1d0314df26f4954651131e82a7939_L
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25

Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…

15.04.25
joão azevedo lordosa viseu a24
bernardo pessanha chega
Francisco Lopes, presidente Câmara Lamego
Home » Notícias » Concelho » Viseu » ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu

ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu

Operação durante esta manhã de sexta-feira. Foram instaurados dois processos-crime por especulação de preços

 ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu - Jornal do Centro
14.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu - Jornal do Centro
14.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu - Jornal do Centro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou 117 operadores económicos na cidade de Viseu e instaurou dois processos-crime por especulação de preços, numa ação que decorreu esta manhã de sexta-feira.

Foram ainda levantados 29 processos de contraordenação, destacando-se infrações como falta de requisitos de higiene, não implementação do sistema HACCP, falta de controlo de pragas, inexistência de rotulagem em géneros alimentícios e ausência de tradução para português. Foram também identificadas irregularidades na manutenção de extintores e na sinalização de tabaco, além da falta de comunicação obrigatória da realização de saldos à ASAE.

A ação, levada a cabo pela Unidade Regional do Centro, visou tanto a atividade económica como as regras de segurança alimentar.

A fiscalização abrangeu diversos setores, incluindo restauração e bebidas, padarias, pastelarias, minimercados, frutarias, mercearias, talhos, garrafeiras, sapatarias, lojas de pronto-a-vestir, papelarias, cabeleireiros, centros de estética e oficinas. 

“Além disso, foram levantados seis autos de advertência por falta de mera comunicação prévia em estabelecimentos de restauração e bebidas e oficinas”, informou ainda a ASAE.

No decorrer da operação, a ASAE procedeu à apreensão de uma balança por falta de controlo metrológico, 25 embalagens de produtos à base de carne devido à ausência de menções obrigatórias na rotulagem e 316 embalagens de chá e mortalhas por falta de tradução da rotulagem para português. O valor total estimado dos bens apreendidos ascende a 1.340 euros.

pub
 ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar