Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Auditório do Seminário Maior, em Viseu, recebe no dia 27 de fevereiro as II Jornadas Gerontológicas – Cuidados Diferenciados na 3.ª Idade | Capacitar para Cuidar, uma iniciativa do Centro Social Paroquial de Rio de Loba dedicada ao envelhecimento, aos cuidados prestados à população sénior e aos cuidadores.
Segundo o comunicado enviado à redação, o encontro tem como objetivo a “reflexão, sensibilização e partilha de boas práticas em torno do envelhecimento, dos cuidados prestados à população sénior e, em particular, dos cuidadores”.
A organização enquadra a iniciativa num cenário de alterações demográficas, referindo que, “o envelhecimento da população assume um papel cada vez mais central na sociedade, estas Jornadas pretendem criar um espaço aberto de diálogo e aprendizagem, acessível ao público em geral”.
O programa incide de forma particular sobre os cuidadores formais e informais. De acordo com a comissão organizadora, o objetivo é refletir sobre a forma como podem ser apoiados e protegidos, “de modo a continuarem a prestar cuidados de qualidade”.
Ainda segundo a organização, o programa reúne profissionais de diferentes áreas: social, saúde, direito, psicologia, entre outras.
Entre os momentos previstos está um painel com a participação da enfermeira Carmen Garcia. “Existe uma preocupação central na transmissão de boas práticas, destacando-se ainda um painel que contará com a reflexão de uma enfermeira, ex-deputada da Assembleia da República, autora de vários livros e criadora do blog «A Mãe Imperfeita», reconhecida influenciadora da área da saúde nas redes sociais”, indica a mesma nota.
O Centro Social Paroquial de Rio de Loba sublinha que “mais do que um encontro técnico, as II Jornadas Gerontológicas afirmam-se como um espaço de encontro entre gerações, saberes e perspetivas”.
A participação no evento é aberta ao público, sendo feito um convite à comunidade para acompanhar uma iniciativa que, segundo a organização, “diz respeito a cada um de nós, hoje e no futuro”.