White hatchback car with a local health unit logo parked on a cobblestone square under a blue sky.
Four men signing documents at a formal meeting in a wood-paneled room with flags in the background, microphones on the table, and water glasses nearby.
Rota da Cabra e do Lobo são pedro do sul
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Home » Notícias » Concelho » S.P. Sul » Autarca de S. Pedro do Sul acusa Ministério da Saúde de estar “à deriva”

Autarca de S. Pedro do Sul acusa Ministério da Saúde de estar “à deriva”

Em causa o anúncio das escalas do serviço de urgências na véspera e dia de Natal. Ministério disse que SUB estaria encerrada, autarca desmentiu

26.12.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
26.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub

O presidente da Câmara de S. Pedro do Sul acusou o Ministério da Saúde de estar “à deriva”. Vítor Figueiredo disse que ao contrário do que tinha sido anunciado, o Serviço de Urgência Básica (SUB) da cidade esteve a funcionar no dia de consoada e na manhã de Natal. 

“Ao contrário das notícias que o Ministério da Saúde pôs a circular, o Serviço de Urgências em S.Pedro do Sul está a funcionar até amanhã de manhã. É um Ministério completamente à deriva”, escreveu, no dia 24, o autarca nas redes sociais.

A escala de urgência publicadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde davam conta do encerramento deste serviço, algo que não levantou dúvidas, tendo em conta o número de vezes que o SUB está encerrado. 

O encerramento pontual do SUB de São Pedro do Sul tem sido contestado pelos utentes nos últimos tempos. Entretanto, mais de 1.600 pessoas assinaram uma petição a exigir a reposição do horário normal de funcionamento do serviço de urgência, tendo sido entregue em fevereiro deste ano à ULS Viseu Dão Lafões.

O SUB serve as populações dos concelhos de São Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades e Castro Daire. A Câmara de São Pedro do Sul anunciou recentemente que a valência vai ocupar todo o atual edifício do centro de saúde local, depois de uma ampliação que merece um investimento superior a 2,2 milhões de euros.

Segundo a autarquia, o SUB mantém-se no centro de saúde com a garantia de “maior disponibilidade de áreas, o que permitirá melhorar as condições de ambos os serviços, quer para os profissionais de saúde quer para os utentes”.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar