unnamed-2
Proteção civil cdos sub comando regional
Group of people on a rocky forest slope, collecting soil into buckets amid trees and rocks.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » CIM Viseu Dão Lafões investe 776 mil euros na instalação de 228 novas paragens de autocarro

CIM Viseu Dão Lafões investe 776 mil euros na instalação de 228 novas paragens de autocarro

Contratos assinados vão permitir reforçar as infraestruturas de apoio ao transporte público nos 14 municípios da região

pub
 Homem detido por suspeita de abuso sexual a criança de 7 anos
19.06.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Homem detido por suspeita de abuso sexual a criança de 7 anos
19.06.26
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 CIM Viseu Dão Lafões investe 776 mil euros na instalação de 228 novas paragens de autocarro

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões assinou já os contratos para a instalação de 228 novos abrigos de paragem e 150 postaletes em todo o território, numa intervenção que representa um investimento global de 776 mil euros e que visa reforçar a rede Mobi Viseu Dão Lafões, o serviço de transporte público de passageiros da região operado pela Transdev.

A operação resulta da adjudicação de um concurso público internacional para o fornecimento e instalação destas infraestruturas, distribuídas pelos 14 municípios que integram a CIM Viseu Dão Lafões.

O investimento está dividido em três lotes distintos. O primeiro contempla a instalação de 200 abrigos simples, adjudicada à empresa Fortificado, Lda. O segundo prevê a colocação de 28 abrigos equipados com iluminação LED, painéis solares e carregadores USB, adjudicada à empresa Bricantel – Comércio de Material Elétrico de Bragança, S.A.. Já o terceiro lote inclui a instalação de 150 postaletes de identificação de paragens, adjudicado à empresa Microcubo – Inovação e Design, LDA.

As novas estruturas têm como objetivo melhorar as condições de conforto e segurança dos utilizadores dos transportes públicos, reforçando simultaneamente a disponibilização de informação atualizada sobre a oferta existente.

As paragens constituem um elemento essencial de qualquer rede de transportes públicos, funcionando como o principal ponto de contacto entre os passageiros e o sistema de mobilidade. Com esta intervenção, a CIM pretende qualificar os espaços de espera, melhorar a integração das paragens no espaço público e garantir um acesso mais fácil e eficiente à informação sobre os serviços disponíveis.

Para João Azevedo, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “este é um investimento significativo para Viseu Dão Lafões e representa mais um passo na construção de uma rede de transportes públicos moderna, acessível e centrada nas necessidades das pessoas”. O responsável acrescenta que a intervenção permitirá “qualificar as condições de espera dos passageiros e garantir que a informação sobre a rede está disponível de forma clara e atualizada em todo o território, tendo em vista a melhoria contínua da qualidade do serviço”.

Por sua vez, Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha que “a melhoria das infraestruturas de apoio é essencial para incentivar a utilização dos transportes públicos”. Segundo o responsável, os novos abrigos “vão reforçar o conforto, a funcionalidade e a identidade da rede Mobi Viseu Dão Lafões, contribuindo para um sistema mais atrativo e mais próximo das populações”.

pub
 Homem detido por suspeita de abuso sexual a criança de 7 anos

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Homem detido por suspeita de abuso sexual a criança de 7 anos

Notícias relacionadas

Procurar