No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Arranca já esta terça-feira mais uma edição do Outono Quente, organizado pela associação cultural Zunzum.
Este ano, o evento – que vai na 11.ª edição – vai envolver 15 companhias, incluindo quatro estrangeiras, e 74 artistas.
A agenda inclui mais de 40 atividades, incluindo música, teatro, danças tradicionais, literatura, animação, novo circo, saúde, bem-estar, conversas temáticas e oficinas, até domingo (dia 9). O Parque Aquilino Ribeiro volta a ser o palco principal deste festival.
A “Marcha dos Sonhos” volta a ser um dos destaques do programa. A performance já está a ser preparada e tem apresentação marcada para sábado (dia 8), às 21h30.
O evento começa hoje com o espetáculo “Homem do Vento”, que tem sessões marcadas para as 12h30 e as 17h30. O protagonista, o artista Mimito Sorrydista, vai atravessar as ruas de Viseu com esta performance.
À noite, será apresentado a partir das 21h30 o espetáculo “Les Chefs” de Yllana, cuja história gira em torno de um chef altamente conceituado que perdeu a sua inspiração e precisa de contar com uma disparatada equipa de cozinheiros para criar uma nova receita e manter as estrelas do seu restaurante.
Na quarta-feira (dia 5), feriado, arranca o Projeto ComUnidade a partir das 10h00, numa sessão aberta, cujo trabalho irá culminar na apresentação de “uma performance ou peça de teatro escrita e criada de raiz durante o projeto”, que se estende durante cinco meses.
Pelas 11h00 realiza-se a sessão “Histórias em Movimento” onde o livro infantil é o ponto de partida para um espetáculo em que, através do movimento, as crianças são convidadas a participar e a contribuir para a criação do processo criativo.
Depois de uma tarde de oficinas no Parque Aquilino Ribeiro, o Palco Outono recebe, às 21h00, a peça “A Verdadeira Tragédia de Pedro e Inês” da companhia Jangada Teatro.
Na quinta (dia 6), há uma “Trupe de Histórias” para contar às 10h00 e 14h00. Às 19h00 é apresentado “Os Sonhos do Tom”, um espetáculo de marionetas da companhia Limite Zero que mostra um Tom Sawyer mais velho, com 50 anos, mas que continua igual desde criança, sonhando constantemente e fazendo novas aventuras com a mesma intensidade.
Na sexta-feira (dia 7), pelas 10h00, acontece o espetáculo “Bebeethoven”,que é dirigido a bebés e que é acompanhado de música do compositor Beethoven. A partir das 14h00, será exibida a curta-metragem de animação “O Semeador de Arbolapis”, de Pedro Araújo, em sessões destinadas às escolas. Além do filme, também irá decorrer uma mostra do processo de criação de um projeto de animação, seguida de uma pequena oficina e conversa.
Às 17h30, começa uma oficina de crochê de Alice Marques e, pelas 21h30, arranca o concerto do Trio Alcatifa.
No sábado (dia 8), há Jogos do Hélder no Parque Aquilino Ribeiro. Às 11h00, sobe ao palco da Clareira do Bosque “Rio por um Fio” da companhia Aqui há Gato. Pelas 11h30, arranca a performance sensorial “Ovo” na Tenda Bosque, uma atuação que propõe estimular sensorialmente bebés e crianças dos três meses aos três anos. À noite, a “Marcha dos Sonhos” apresenta-se depois de vários dias de preparação.
No domingo (dia 9), às 15h00, o Parque da Cidade recebe a performance “Triguva” d’A Bolha – Teatro com Marionetas, que ganha vida através da interpretação do trigo e da uva e com música ao vivo. Duas horas mais tarde, atua o grupo Mojse Band, da Eslováquia, que mostrará em Viseu a tradição musical judaica da Europa Oriental.
O Outono Quente termina às 18h30 com o espetáculo de teatro-circo “Kimera”, da La Banda, que propõe um olhar sobre a sociedade de hoje e o caminho que os migrantes fazem do seu lugar de origem para outro lugar, combinando o olhar, o corpo, a destreza e a capacidade de construir um universo peculiar.
Durante o festival decorrerá o “Mercado de Outono”, que oferece aos visitantes produtos artesanais e da região.