5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Dançando com a Diferença “invade” Teatro Viriato em dezembro

Dançando com a Diferença “invade” Teatro Viriato em dezembro

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
16.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
16.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Dançando com a Diferença “invade” Teatro Viriato em dezembro

O Teatro Viriato e a companhia Dançando com a Diferença organizam, de 1 a 3 de dezembro, a quinta edição do Encludança – Encontro Internacional de Artes e Acessibilidade, que regressa a Viseu depois de a última edição ter decorrido há cerca de três anos.

Durante três dias, o encontro – que decorre desde 2010 – vai procurar “questionar os diferentes modos de utilização dos conceitos diferença e inclusão, sobretudo quando se fala de trabalhos artísticos onde há participação de artistas com deficiência” através de formações, da exibição do filme “Flores em Ti” e de um novo espetáculo do Dançando, “Ocupação”, que terá lugar no último dia do Encludança.

O encontro arranca dia 1, feriado, com uma série de workshops orientados por dez elementos da Dançando com a Diferença de Viseu que, em junho, frequentaram o Camping do Centre National de La Danse, em França.

Os bailarinos de Viseu vão partilhar nessas formações os conhecimentos que aprenderam. As inscrições estão abertas e são gratuitas, devendo ser feitas junto da bilheteira do Teatro Viriato.

Já no dia 2, vai ter lugar o seminário “As artes como forma de inclusão”, que terá a participação de três convidados: Eva Garcia, curadora de projetos de produção e de criação artística comunitária; Gabriela Leon, diretora da fundação Psico Ballet Maite León, que forma pessoas com deficiência nas artes performativas e Mickaela Dantas, bailarina da Candoco Dance Company que dança desde os quatro anos e tem colaborado com diversos coreógrafos de renome internacional.

O seminário decorre entre as 10h00 e as 17h30 e destina-se a profissionais, estudantes e demais interessados nas temáticas abordadas.

As inscrições, que são gratuitas mediante inscrição na bilheteira do Teatro Viriato, incluem ainda o almoço e a entrada na masterclass lecionada por Anderson Leão e Tomás Pereira e na exibição do vídeo-dança “Flores em Ti”, apresentado inicialmente no final do ano passado, uma sessão gratuita mediante reserva que também está agendada para dia 2 às 21h00.

Por fim, a 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Dançando com a Diferença de Viseu apresenta “Ocupação”, uma criação coletiva que “pretende surpreender o público”, promete o Teatro Viriato.

Neste novo espetáculo, os intérpretes vão ocupar diversos espaços do Teatro Viriato com as suas performances criadas “a partir do nada”. Fugindo do formato habitual, esta peça desafia o espetador a olhar para o teatro através dos olhos, do corpo e da mente de cada um dos bailarinos do Dançando.

A “Ocupação” tem início às 16h00 e a entrada é igualmente gratuita, mediante reserva na bilheteira do Teatro Viriato.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar