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“Valorizar os produtos nacionais, mas em particular os desta região, é essencial para preservar a identidade cultural e fortalecer a economia local. Ações como esta são uma oportunidade única para destacar a excelência dos produtos endógenos, que não só refletem a riqueza e autenticidade das localidades, como o seu enorme potencial para conquistar mercados mais amplos”. Estas foram as palavras do presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e da Direção da Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), Francisco Lopes de Carvalho, no âmbito de uma iniciativa que promove os produtos endógenos da região do Dão.
O autarca destaca ainda que o projeto “Dão Emoções” “não se limita a promover os sabores locais, mas sim celebrar a ligação profunda que existe entre o território, as pessoas e as tradições, reforçando o posicionamento do Dão como um destino que alia gastronomia, turismo e sustentabilidade”.
As declarações foram feitas durante um evento exclusivo no Mercado da Ribeira, em Lisboa, onde a ADD organizou um workshop gastronómico liderado pelo Chef Henrique Ferreira. A iniciativa fez parte do projeto “Dão Emoções”, cujo objetivo é apoiar os produtores locais e estruturar uma nova oferta turística na região, abrangendo os concelhos de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão.
No workshop, os convidados puderam confecionar e degustar cinco pratos de assinatura elaborados com produtos endógenos da região, como o Queijo Serra da Estrela DOP, a Castanha Soutos da Lapa DOP, os míscaros do Sátão e a Maçã Bravo de Esmolfe DOP, sempre acompanhados pelo distinto Vinho do Dão.
Para além do destaque atribuído à autenticidade e qualidade da produção artesanal da região, o projeto “Dão Emoções” oferece experiências como a apanha da maçã e da castanha, a produção de queijo, azeite e mel, e até a recolha de míscaros.
O evento teve o apoio das autarquias locais e entidades como a Federação Minha Terra e o PEPAC, e serviu para reforçar a importância de iniciativas que valorizem o património cultural, natural e gastronómico da região, posicionando o Dão como um destino turístico sustentável e diferenciado.