No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Cineclube de Viseu vai organizar na Escola Superior de Educação de Viseu o curso de formação “Vanguardas e Estéticas no Cinema”, que irá arrancar no próximo mês de dezembro.
O ciclo terá oito sessões temáticas com uma duração total de 25 horas e será dedicado à história e estética do cinema. As aulas decorrerão a partir de 4 de dezembro no auditório da ESEV e durante todos os sábados das 14h00 às 17h00.
Em comunicado, o Cineclube refere que o curso será destinado “ao público em geral, alunos do ensino secundário e superior e professores” com o objetivo de dar-lhes autonomia “na exploração do cinema e audiovisual como recurso pedagógico”.
A primeira aula será dedicada ao tema “Aspetos Gerais da Arte Cinematográfica” por Filipa Pereira, Rodrigo Francisco e Sónia Ferreira.
Seguidamente serão realizadas sessões sobre “Géneros Cinematográficos” (15 de janeiro), “Agnès Varda e a Nouvelle Vague” (29 de janeiro), “Índia: um caso – Satyajit Ray” (5 de fevereiro), “Nouvelle Vague Japonesa” (19 de fevereiro), “Cinema Americano 1960-70” (Richard Peña), “Documentário Contemporâneo” (Catarina Mourão) e “Mulheres Realizadores do Cinema Português 2000-2020” (Nuno Sena).
Para o público docente, a formação terá uma acreditação concedida pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. As inscrições estão abertas neste formulário.
A participação custa 50 euros ao público em geral e 25 euros aos sócios do Cineclube e aos alunos e professores, com um desconto de 50 por cento.