A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Festival Gouveia Art Rock 2024, que se realiza de 03 a 05 de maio, naquela cidade do distrito da Guarda após quatro anos de interregno, tem os concertos esgotados, foi hoje anunciado.
A Câmara Municipal de Gouveia refere, numa nota enviada à agência Lusa, que está esgotada a lotação dos concertos da 17.ª edição daquele festival que decorre no Teatro Cine daquela localidade.
A autarquia salienta que se trata de um evento pioneiro em Portugal, sendo o único dedicado ao rock progressivo (também abreviado para prog rock ou simplesmente prog), um estilo de música rock com influências da música clássica e do jazz, que surgiu no fim da década de 60 do século passado em Inglaterra.
O Gouveia Art Rock é uma organização da Câmara Municipal em parceria com a Orquestra Ligeira de Gouveia.
Para esta 17.ª edição, a organização sublinha que foi preparado um cartaz que “garante aos entusiastas do rock progressivo, concertos memoráveis e uma verdadeira celebração cultural”.
O evento, que se realiza após quatro anos de interregno, mantém “a qualidade habitual, com uma aposta forte na nova geração de músicos da música progressiva mundial e os grandes nomes que construíram a história do rock progressivo”, sustentam os promotores.
O Festival, que se realiza entre 03 e 05 de maio, mantém o figurino de edições anteriores com os concertos no Teatro Cine de Gouveia e a realização de outras atividades culturais.
O cartaz inclui a atuação de Hedvig Mollestad Trio (Noruega), Gryphon (Inglaterra), Seven Impale (Noruega), Imthemorning (Rússia), Kadri Voorand & Mihkel Mälgand (Estónia), Ketil Bjørnstad (Noruega), Gong (Inglaterra), Syndone (Itália), David Cross Band (Inglaterra) e Steve Hogarth (Inglaterra).
O evento engloba ainda atividades culturais abertas à comunidade, como a cerimónia de abertura a realizar a 03 de maio, pelas 19:00, nos Paços do Concelho, com um solo da pianista Kadri Voorand (Estónia) e um debate na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, no dia 05, pelas 11:00, moderado por Thomas Olsson, (Universidade de Lund, Suécia), com a participação de músicos e críticos presentes no festival.
Ainda no dia 05 de maio, pelas 17:00, terá lugar na Igreja de São Pedro um recital do pianista norueguês Ketil Bjørnstad.
Durante o Festival têm lugar outras iniciativas, como a Feira do Disco, Cartaz, Memorabilia e Merchandising, nas Galerias do Teatro Cine, onde também estará patente uma exposição fotográfica alusiva ao Gouveia Art Rock e uma instalação sonora, da Estrutura Sonoscopia, denominada Phobos – Orquestra Robótica Disfuncional.