5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Festival Que Jazz é Este? arranca no Centro Histórico de Viseu e segue em itinerância por três freguesias

Festival Que Jazz é Este? arranca no Centro Histórico de Viseu e segue em itinerância por três freguesias

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
25.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
25.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Festival Que Jazz é Este? arranca no Centro Histórico de Viseu e segue em itinerância por três freguesias

O festival Que Jazz É Este? regressa este outono para a reta final da sua 13.ª edição, levando música e pensamento crítico a vários pontos do concelho de Viseu. Depois de um verão marcado por encontros musicais, o festival apresenta agora o Ciclo de Outono – Conversas e Concertos, que decorre de 27 de setembro a 22 de novembro, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Com foco na nova geração do jazz português, o festival lançou pela primeira vez uma chamada aberta destinada a jovens artistas e bandas emergentes entre os 16 e os 30 anos. Os projetos Maria Carvalho Trio, Barananu e ONOMA foram selecionados e juntam-se ao cartaz do ciclo, assumindo o espírito de risco, experimentação e diálogo entre géneros musicais.

O ciclo arranca a 27 de setembro, no centro histórico de Viseu, com o Coro Azul (16h00, Museu Keil Amaral) a interpretar canções de autores portugueses como José Afonso, José Mário Branco, Rui Veloso e Sérgio Godinho, em arranjos corais acompanhados ao piano. Segue-se Joana Raquel (16h30, Museu Nacional Grão Vasco) com o projeto Queda Áscua, que cruza sonoridades da música de câmara com a espontaneidade da canção.

A 25 de outubro, em Várzea de Calde, a programação inclui concerto do Coro Azul na capela da aldeia, conversa sobre o livro É Jazz Quando Me Chegam Lágrimas aos Olhos – José Duarte (1938-2023) com Hélder Bruno Martins e Catarina Machado, um programa de rádio ao vivo em tributo a José Duarte e o concerto do Maria Carvalho Trio (18h00), que explora pontes entre jazz contemporâneo, rock e música eletrónica.

Em Ribafeita, no dia 8 de novembro, o ciclo abre com o Coro Azul na igreja matriz, seguido da apresentação de Nuno Costa e Luís Lapa sobre A Guitarra Jazz em Portugal (1940–1990), um momento de improvisação a solo de Luís Lapa e o concerto do coletivo Barananu, que mistura jazz, disco e rock progressivo.

O encerramento acontece em Silgueiros de Bodiosa, a 22 de novembro, com concerto do Coro Azul, uma conversa de Joaquim Rodrigues com Luís Figueiredo sobre Jazz, Identidade Musical e o Piano Jazz em Portugal, acompanhada de um showcase do pianista. O ciclo termina com o concerto de ONOMA, grupo que representa a frescura e a experimentação da nova geração do jazz nacional.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar