Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
José Carreira
por
Alfredo Simões
A Biblioteca Municipal de Resende inaugura no próximo dia 23 de setembro, sábado, a exposição “Variantes”, que homenageia a banda desenhada portuguesa.
A inauguração está marcada para as 16h00 e a mostra, organizada pela associação cultural Turbina e em parceria com a editora A Seita, estará patente até 31 de outubro.
A exposição, criada a partir de um livro que traça a história das bandas desenhadas produzidas em Portugal, homenageia criadores e personagens “numa tentativa de realçar momentos e autores que se foram destacando pela qualidade e significado, numa arte que teima em persistir, mesmo não existindo no contexto nacional”, realça a Câmara de Resende.
“Mais do que um repositório histórico, esta homenagem é uma releitura através de um percurso pelos autores e obras emblemáticas do passado, com pranchas escolhidas e recriadas por alguns dos desenhadores mais representativos das gerações atuais”, acrescenta.
O trajeto vai desde o tempo em que foi criada a primeira banda desenhada portuguesa, pelas mãos de Bordalo Pinheiro em 1872, até ao ano 2000.
Entre os autores homenageados, estão Ana Cortesão, António Jorge Gonçalves, Arlindo Fagundes, Fernando Relvas, Isabel Lobinho, José Ruy, Júlio Resende, Nuno Artur Silva, Rafael Bordalo Pinheiro e Stuart de Carvalhais, entre vários outros.