Minas da Moimenta 1
carlos_peninha_natak_1_of_1
festival sopas sernancelhe
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Tony-Carreirajpg
5
viajar
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Hospital de Viseu investe dois milhões de euros em robô cirúrgico

Hospital de Viseu investe dois milhões de euros em robô cirúrgico

O equipamento é destinado a cirurgias minimamente invasivas nas áreas de Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia

 Dão e Lafões assinalam Dia Mundial do Enoturismo com portas abertas nas quintas da região
05.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Dão e Lafões assinalam Dia Mundial do Enoturismo com portas abertas nas quintas da região
05.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Hospital de Viseu investe dois milhões de euros em robô cirúrgico

O Hospital de São Teotónio comprou o seu primeiro robô cirúrgico, que ajudará a diminuir o tempo de internamento e de recuperação dos doentes, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde Viseu – Dão Lafões (ULSVDL).

O equipamento, destinado a cirurgias minimamente invasivas nas áreas de Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia, representou um investimento de 1.906.500 euros, financiado na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“O HUGO™ RAS é uma plataforma modular multi-quadrante concebida para uma vasta gama de procedimentos cirúrgicos e combina instrumentos articulados, visualização 3D e ainda uma opção de gravação de vídeo cirúrgico”, explicou a ULSVDL, em comunicado.

Com o novo equipamento, será possível “diminuir o tempo de internamento e de recuperação do doente, com um regresso mais rápido e com maior qualidade de vida à sua rotina diária, reduzir a taxa de complicações e de infeções e aumentar a precisão do cirurgião, facilitando a abordagem a áreas anatómicas de difícil acesso”.

Segundo a ULSVDL, o contrato de aquisição prevê um programa de formação especializada das equipas cirúrgicas (médica e de enfermagem), de forma a assegurar a capacitação completa das equipas e a utilização progressiva desta tecnologia nas diferentes especialidades.

“Ao investir em tecnologia avançada e formação especializada, a ULSVDL pretende garantir cuidados de saúde de última geração aos seus utentes independentemente da sua localização geográfica, reforçando a coesão territorial, bem como condições de atração e retenção de profissionais altamente qualificados no Serviço Nacional de Saúde”, sublinhou.

pub
 Dão e Lafões assinalam Dia Mundial do Enoturismo com portas abertas nas quintas da região

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Dão e Lafões assinalam Dia Mundial do Enoturismo com portas abertas nas quintas da região

Notícias relacionadas

Procurar