joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Incêndios: IC12, EN 329 e EN231 cortadas ao trânsito

Incêndios: IC12, EN 329 e EN231 cortadas ao trânsito

De acordo com fonte da GNR, estão cortadas a estrada municipal em Carvoeiro, entre Mareco e Penalva do Castelo e a estrada entre Carvalhas e Vila Ruiva, em Nelas

 Incêndios: IC12, EN 329 e EN231 cortadas ao trânsito
16.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Incêndios: IC12, EN 329 e EN231 cortadas ao trânsito
16.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Incêndios: IC12, EN 329 e EN231 cortadas ao trânsito

São várias as estradas que estão cortadas na região de Viseu por causa dos incêndios que continuam ativos em Penalva do Castelo e Nelas.

Numa nota publicada nas redes sociais, o Comando Territorial de Viseu da GNR informa que estão cortadas ao trânsito a Estrada Nacional (EN) 231, entre Nelas e Seia, em ambos os sentidos, assim como a EN 329, que liga Penalva do Castelo a Sátão.

Fonte da GNR disse que “também o IC12 em Nelas está cortado, devido aos incêndios florestais que decorrem nessas zonas”.

Em alternativa, a mesma fonte indicou que “há, nalguns casos, possibilidade de ir por dentro das localidades, como acontece em Nelas”, mas, no caso de Penalva do Castelo e Sátão, “só indo a Viseu”.

“O ideal é todas as pessoas que não têm a obrigatoriedade de circular nestas estradas não o fazerem, de modo a não provocar nenhum congestionamento rodoviário provocando constrangimentos no combate às chamas”, apelou a mesma fonte.

De acordo com fonte da GNR, estão cortadas a estrada municipal em Carvoeiro, entre Mareco e Penalva do Castelo e a estrada entre Carvalhas e Vila Ruiva, em Nelas. Está também cortada ao trânsito a EN329 entre Penalva e Sátão e a EN231 entre Nelas e Seia.

Segundo as informações das autoridades de proteção civil, há cinco fogos ativos que merecem grande preocupação no distrito de Viseu e que estão a ser combatidos por mais de 400 operacionais. São eles os de Penalva do castelo (dois) e Nelas (três). O vento dificulta o combate às chamas que continuam a queimar floresta.

As chamas obrigaram a cortes de trânsito nas autoestradas A25, A1 (incluindo no nó com a A41), A29, A17 e A32 e no Itinerário Complementar (IC) 2, além de motivarem alguns condicionamentos ferroviários.

Pelas 13h00, estavam cerca de 3.500 operacionais envolvidos diretamente nas ações de socorro. Um dos incêndios mais violente é na zona de Aveiro, nomeadamente o de Albergaria-a-Velha.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu recomendações sobre o que fazer em situação de inalação de fumos dos incêndios como retirar a pessoa do local e observar se apresenta queimaduras faciais e sinais de dificuldade respiratória.

As recomendações da DGS relativas à exposição ao fumo de incêndios devem-se ao elevado número de fogos rurais na zona Centro do país e que estão a provocar grandes nuvens de fumo.

pub
 Incêndios: IC12, EN 329 e EN231 cortadas ao trânsito

Outras notícias

pub
 Incêndios: IC12, EN 329 e EN231 cortadas ao trânsito

Notícias relacionadas

Procurar