No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Festival Internacional de Música da Primavera, em Viseu, promove esta quinta-feira (4 de abril) dois concertos no Museu Nacional Grão Vasco (MNGV).
A primeira atuação, marcada para as 19h00, está a cargo do guitarrista francês Judicaël Perroy, considerado um dos grandes talentos atuais da guitarra clássica.
O artista foi distinguido em concursos internacionais e apresenta em Viseu um repertório que vai desde a “Fantasia Húngara” de Johann Kaspar Mertz até interpretações de Enrique Granados e Isaac Albéniz, passando por Bach.
Às 21h00, é a vez do Sevilla Guitar Duo de Francisco Bernier e Antonio Duro, que vão interpretar canções antigas de flamenco e de música da região espanhola de Andaluzia.
Para sexta-feira (dia 5), a Orquestra XXI volta a atuar a partir das 21h00 na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). Esta formação já tinha encerrado a edição do ano passado do Festival de Música da Primavera.
Desta vez, a orquestra dirigida pelo maestro Dinis Sousa irá interpretar a 2.ª Sinfonia de Robert Schumann, contando ainda com a presença da solista Maria Wloszczowska na interpretação do Concerto para Violino e Orquestra n.º 5 de Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto assinalará ainda a estreia nacional de “Elongation of Nights”, da compositora Juste Janulyte.
No sábado (dia 6) e à mesma hora, o Teatro Viriato recebe a final do sexto Concurso Internacional de Guitarra de Viseu. Este ano, 27 guitarristas oriundos da Bélgica, Croácia, França, Grécia, Itália, Japão, Lituânia, México, Portugal, Roménia, Eslováquia, Coreia do Sul, Espanha e Ucrânia entram em competição na prova.
E, no domingo (dia 7), os professores do Conservatório de Música de Viseu vão reunir-se para o Concerto da Primavera, marcado para as 17h00 na Aula Magna do IPV.