No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Lamego vai atribuir, a partir do próximo ano, o Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira.
O galardão dedicado ao poeta natural do concelho, nascido em 1871 e falecido em 1940, vai ser apresentado no próximo dia 27 de junho no âmbito da quarta edição do festival Lamego Cidade Poema, no ano em que se assinala o 150.º aniversário do nascimento do autor conhecido como o “poeta do amor”.
O prémio, que terá um valor de 3.000 euros, será atribuído bienalmente.
Implementado em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego, o prémio vai contar com o contributo de várias instituições do município, nomeadamente os agrupamentos de escolas, a Obra Kolping, a Santa Casa da Misericórdia, o Museu de Lamego, o Museu Diocesano, o Colégio de Lamego, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego e a Universidade Sénior.
Em comunicado, a autarquia de Lamego frisa que o galardão terá como principais objetivos “homenagear o poeta lamecense, salientando a importância da sua obra; reafirmar a cidade de Lamego como uma entidade dinâmica no panorama das letras nacionais; e incentivar a criação literária e o gosto pela escrita, contribuindo desta forma para a defesa e enriquecimento da Língua Portuguesa”.
Ângelo Moura, presidente da Câmara de Lamego, refere que a nova distinção “é uma justa e merecida homenagem ao nome maior da poesia lamecense e a um dos maiores poetas a nível nacional”.
“A criação deste prémio é também uma forma de valorizar e manter viva a vida e a obra de Fausto Guedes Teixeira, recordando-o e colocando-o, por mérito, em lugar de destaque junto das novas gerações, assim como no panorama da literatura e da cultura portuguesa. O legado que nos deixou é demasiado importante para ser esquecido”, acrescenta.