Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
As Marchas dos Santos Populares vão voltar a desfilar no centro de Viseu na noite de 13 de junho, Dia de Santo António. O desfile e concurso, promovido pelo Município de Viseu, tem inscrições abertas entre 6 de abril e 8 de maio e destina-se a grupos do concelho.
Segundo o comunicado de imprensa enviado à redação, “no mês dos Santos Populares, em junho, cumprir-se-á a tradição: as Marchas sairão à rua para aquela que é uma noite dedicada à celebração da identidade, da história, das gentes e dos costumes de Viseu”.
Este ano, o evento regressa ao centro da cidade, com o desfile a realizar-se na Avenida 25 de Abril, no troço entre o cruzamento da Avenida Infante D. Henrique e a Praça da República.
A iniciativa “desafia grupos de escolas, associações, instituições e outros organismos do Concelho de Viseu a participar”. À semelhança de edições anteriores, estão disponíveis três categorias: Marchas Infantis, Marchas Juvenis e Marchas Seniores.
As inscrições podem ser efetuadas presencialmente, junto da Divisão de Cultura e Turismo, na Câmara Municipal de Viseu, ou por correio eletrónico, através do endereço cultura@cmviseu.pt. O município refere ainda que “a autarquia oferece um valor pecuniário de 4 mil euros a cada grupo pela participação/presença”.
Para além dos três primeiros lugares em cada categoria, os grupos participantes concorrem também a outras distinções, como “Melhores Adereços”, “Melhor Coreografia/Interpretação”, “Melhor Letra”, “Melhor Música e Acompanhamento Musical” e “Melhor Traje”.
De acordo com o comunicado, estas distinções visam reconhecer “todo um trabalho complexo e alargado dos grupos, que vai muito além do momento do desfile”.
As marchas populares regressam, assim, ao centro da cidade de Viseu, a 13 de junho, Dia de Santo António.