Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Município de Viseu emitiu um aviso à população devido ao agravamento das condições meteorológicas previsto para o final do dia de hoje e para o início de amanhã, na sequência da emissão de um aviso vermelho para o distrito, associado a ventos fortes e precipitação intensa.
Num comunicado enviado às redações, o Serviço Municipal de Proteção Civil alerta para um conjunto de riscos associados à situação meteorológica. Segundo a nota, devem ser tidas em conta “inundações em meio urbano”, “cheias e transbordo de cursos de água”, bem como “deslizamentos de terra e derrocadas” e “obstáculos e perigos nas vias rodoviárias”.
Perante este cenário, a autarquia recomenda a adoção de comportamentos preventivos por parte da população. Entre as medidas indicadas estão a “adaptação da condução às condições meteorológicas e da via”, a “fixação de estruturas e objetos presentes no exterior”, a “limpeza e desobstrução de caleiras e sistemas de escoamento de águas pluviais” e o “cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas”.
O município informa ainda que, por razões de segurança, serão encerrados vários espaços verdes do concelho. De acordo com o comunicado, “iremos encerrar a Mata do Fontelo, o Parque Aquilino Ribeiro, a Mata do Serrado, a Mata da Quinta do Bosque e da Quinta da Cruz, por questões de segurança”.
A autarquia esclarece que a reabertura destes parques dependerá da evolução da situação meteorológica. “A reabertura destes parques será avaliada amanhã [28 de janeiro], consoante a evolução das condições e das ocorrências registadas”, refere o Serviço Municipal de Proteção Civil.