fatima_peregrinos_2
Nighttime street scene of a crowd walking in a procession along a cobblestone street, flanked by large trees and a blue historic building with lit windows and banners.
Soccer player in a black kit jumps mid-air to challenge the ball, with an opposing player in light blue behind and a crowded stadium in the background.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Cultura » Museu Almeida Moreira comemora 151 anos do capitão que foi diretor do Museu Grão Vasco

Museu Almeida Moreira comemora 151 anos do capitão que foi diretor do Museu Grão Vasco

Museu de Viseu assinala esta segunda-feira os 151 anos do nascimento do seu patrono com visitas guiadas e um jogo que dá a conhecer a coleção particular do capitão

 Festival das Sopas de Santiago de Besteiros regressa com 35 receitas e objetivo solidário
25.11.24
Jornal do Centro
partilhar
 Festival das Sopas de Santiago de Besteiros regressa com 35 receitas e objetivo solidário
25.11.24
pub
 Museu Almeida Moreira comemora 151 anos do capitão que foi diretor do Museu Grão Vasco

O Museu Almeida Moreira, em Viseu, assinala esta segunda-feira (25 de novembro) os 151 anos do nascimento do seu patrono com visitas guiadas e um jogo que dá a conhecer a coleção particular do capitão, chamado “Perspetivas”.

A entrada é gratuita. Nascido a 25 de novembro de 1873, Almeida Moreira foi um antigo autarca, militar, colecionador, professor, artista, mecenas e uma figura de extrema importância em Viseu no seu tempo. Foi, por exemplo, o fundador e primeiro diretor do Museu Nacional Grão Vasco.

A casa onde se situa hoje o Museu Almeida Moreira, aberto em 1940, junto ao Jardim das Mães era a habitação do artista. Apesar de ter tido carreira militar, foi no mundo da arte que ficou mais conhecido. Foi também um dos grandes reformadores da Feira de São Mateus no início do século XX e responsável pela promoção turística de Viseu no seu tempo com ramificações no cinema, na fotografia, na arte postal e visual e na arte pública.

A influência de Almeida Moreira em Viseu desenvolveu-se ao longo de duas décadas, entre 1916 e 1936, período durante o qual exerceu os cargos de vereador da Câmara, de diretor do Museu Grão Vasco e de administrador da Comissão de Iniciativa e Turismo.

Além do Museu Grão Vasco, há outros momentos importantes na vida da cidade de Viseu que tiveram a “mão” de Almeida Moreira. Um deles concretiza-se nos painéis de azulejo no Rossio, de autoria de Joaquim Lopes, uma obra encomendada pelo capitão Almeida Moreira, enquanto Administrador-Delegado da Comissão de Iniciativa e Turismo, para “embelezar a curva do Rossio” e que é hoje um dos monumentos mais icónicos da cidade, apresentando cenas do quotidiano e das tradições rurais beirãs, num complexo retrato da identidade da região. Foi também Almeida Moreira quem encomendou a estátua de Viriato que está na Cava.

A sua coleção privada inclui obras de pintores como Silva Porto, Marques de Oliveira, José Malhoa, Columbano Bordalo Pinheiro e António Ramalho. Morreu a 18 de dezembro de 1939.

pub
 Festival das Sopas de Santiago de Besteiros regressa com 35 receitas e objetivo solidário

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Festival das Sopas de Santiago de Besteiros regressa com 35 receitas e objetivo solidário

Notícias relacionadas

Procurar