Geral

16 de 04 de 2021, 12:58

Infografias

Sul do distrito e Cinfães cobram mais pela água às famílias

Associação Portuguesa de Famílias Numerosas fez estudo onde comparou as tarifas de água cobradas em cada concelho

infografia preço água familias viseu

Os concelhos de Cinfães, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela são os que cobram mais de água às famílias na região de Viseu.

A conclusão foi tirada pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), que divulgou o seu último Estudo Comparativo dos Tarifários de Abastecimento de Água de Portugal.

A associação constatou que a discriminação no custo da água para as famílias de maiores dimensões se mantém, considerando o município em que se vive e também a dimensão familiar.

No município de Tabuaço, por exemplo, uma família de 7 pessoas paga um total de 22,35 euros por mês, quase onze vezes mais do que uma pessoa paga sozinha para o mesmo consumo por pessoa. Uma pessoa paga por mês 2,08 euros se viver no município de Castro Daire ou paga quatro vezes mais se viver no município de Tondela, com 9,26 euros.

De acordo com os dados divulgados pela APFN, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela cobram 6,96 euros de tarifa fixa por agregado familiar. Já em Cinfães, as famílias pagam 6,07 euros de tarifa fixa pelo abastecimento de água.

Os concelhos mais baratos são Tabuaço, com 25 cêntimos de tarifa fixa, seguido de Castro Daire e Vila Nova de Paiva, com 1 euro. Em Penalva do Castelo e Penedono, são cobrados 1,15 euros.

Aliás, Penedono, classificado como um concelho com “elevada justiça” para as famílias, tem dos tarifários mais acessíveis para o acesso à água. Nesta vila, as tarifas variáveis variam entre os 1,06 e os 1,36 euros.

Tondela é classificado como um concelho que dá “pouca justiça” aos agregados familiares, com tarifas variáveis que vão desde os 2,30 aos 4,73 euros. Em Mortágua e Santa Comba Dão, as famílias com cinco e sete elementos pagam 5 e 5,89 euros de tarifa, respetivamente.

Já em Cinfães, uma pessoa paga 2,51 euros de tarifa variável. Lá, as famílias com três pessoas devem pagar 4,17 euros por pessoa.

No concelho de Viseu, as famílias pagam 4 euros de tarifa fixa. Numa família com 7 pessoas, cada elemento terá de pagar 3,05 euros por mês. Num agregado com 5 elementos, a tarifa é mais elevada: 3,18 euros.

Na tarifa variável de abastecimento de água em 2020, o preço médio no distrito de Viseu cifrou-se em 84 cêntimos por metro cúbico consumido, um valor ligeiramente superior ao da média nacional, que rondou os 81 cêntimos.

Pela positiva, está o preço médio da tarifa fixa de abastecimento de água do distrito de Viseu, que em 2020 cifrou-se em 2,90 euros por mês, um valor abaixo do preço médio nacional de 3,23 euros.

A nível nacional, a APFN concluiu que o nível de justiça do custo da água em Portugal recuou em 2020 e que houve um agravamento da discriminação ao nível do local de residência das famílias, através de um aumento das disparidades no preço base da água.

A associação que defende as famílias numerosas entende que deve ser considerado o consumo "per capita" de cada casa com todos os elementos que nela habitam e não o consumo total. Em 2020, 131 municípios pioraram o seu nível de justiça na dimensão familiar face a 2019. Destas autarquias, 103 contemplam na sua estrutura tarifária a tarifa familiar da água.

A APFN defende a redução das disparidades no preço da água e a implementação de tarifários familiares para garantir a equidade junto das famílias em cada concelho. Em 2020 surgiram 10 novos tarifários familiares, entre eles o de Carregal do Sal, que atribui a tarifa familiar definida pela empresa concessionária, a Águas do Planalto, a todas as famílias numerosas que assim o solicitarem.

torneira de água