5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Obras no Museu Grão Vasco arrancam nas próximas semanas

Obras no Museu Grão Vasco arrancam nas próximas semanas

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
26.07.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
26.07.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Obras no Museu Grão Vasco arrancam nas próximas semanas

A diretora do Museu Nacional Grão Vasco, Odete Paiva, mostrou-se satisfeita com o anúncio do primeiro-ministro António Costa de que vai haver obras de requalificação no espaço museológico em Viseu.

O anúncio foi feito no passado fim de semana durante a apresentação da candidatura do socialista João Azevedo para a Câmara de Viseu nestas autárquicas. Em declarações ao Jornal do Centro, Odete Paiva diz que já tinha comunicado algumas preocupações sobre o museu ao chefe do Governo.

“Fiquei muito satisfeito pelo anúncio porque percebi que tinha reconhecido a urgência das minhas preocupações quando visitou o Museu. Tive a oportunidade de passar-lhe um conjunto de preocupações, além de mostrar o que o Museu tinha de absolutamente extraordinário, incluindo os nossos tesouros nacionais”, afirmou.

A primeira obra, que não conta com apoios do Plano de Recuperação e Resiliência, vai acontecer nas próximas semanas e visa a requalificação da fachada do edifício do museu, num investimento de cerca de 150 mil euros.

Segundo Odete Paiva, o projeto já foi adjudicado e pode estar em vias de avançar. “É uma coisa que se espera que venha a ser rápida. Esta é uma intervenção de consolidação e recuperação das fachadas, de limpeza e de preenchimento de lacunas que tem a ver com a parte arquitetónica”, explica.

A diretora do Museu Grão Vasco defende que esta obra inicial visa assim “conversar um edifício que é um monumento nacional, o Paço dos Três Escalões, que alberga o Museu”.

O interior do museu vai também ter algumas alterações. Odete Paiva refere que a direção está a fazer estudos com vista a preparar uma intervenção que pretenderá substituir “equipamentos que estão a funcionar há 20 anos” e melhorar a sustentabilidade do Museu.

Criado em 1919, o Museu Nacional Grão Vasco situa-se no Adro da Sé. Durante a apresentação de João Azevedo, António Costa lembrou ter visitado o espaço há cerca de dois anos, na altura em que percorreu a Estrada Nacional 2, e ouvido as queixas de Odete Paiva sobre o estado de conservação e a necessidade de uma intervenção.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar