AcViseu Torneio Turbo
hardmetalfest mangualde 2024
cd tondela neerlandês
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Colunistas » Onde há determinação, há caminho

Onde há determinação, há caminho

 Finalmente, há sinais de dinamização do movimento de rua diário no centro de Viseu?
31.07.21
partilhar

Na sequência do desafio coletivo dos japoneses na realização dos jogos olímpicos e da sua capacidade de concretização, relembrei alguns ensinamentos que adquiri, há já alguns anos, sobre a cultura japonesa e em particular, sobre os aspetos que mais influenciam a forma como trabalham e se organizam.
Após a segunda guerra mundial e até aos finais dos anos 80, decorreu um período de grande pujança económica no Japão. Aconteceu o denominado “milagre económico”. Além do apoio financeiro americano, os investimentos em educação, em novas tecnologias e em infraestruturas, foram determinantes para as elevadas taxas de crescimento, suportadas pelas exportações. Assumiu também particular importância, a cultura japonesa, que, ainda hoje, privilegia o coletivo em detrimento do individual. A sua disciplina e obediência, facilitou a dedicação e adesão ao trabalho e aos apelos governamentais para a reconstrução económica. Estes fatores foram determinantes, para fazer do Japão, muito escasso em recursos naturais, a segunda economia mundial, naquela altura.
Por ser um indivíduo marcadamente ocidental, tenho dificuldade em aceitar alguns traços culturais dos japoneses, como por exemplo, a pouca importância que dão às relações interpessoais. No entanto, assumo, que gostaria que algumas caraterísticas da sua personalidade, estivesse mais presente nos portugueses. A pontualidade, tão importante no Japão, é tão pouco relevada em Portugal! Já agora, a pontualidade também se deve aplicar na hora prevista para o fim dos compromissos/reuniões. Quantas vezes terminam as reuniões à hora definida? Provavelmente tantas vezes, como as que começam à hora marcada.
A humildade, que fisicamente está bem representada na curvatura do corpo, quando se cumprimentam, é também uma atitude marcante dos japoneses, por entenderem que isso os torna melhores pessoas e profissionais. Será também por serem humildes, que investem muito na aprendizagem ao longo da vida.
O respeito por tudo o que é antigo, pelas suas tradições e cultura, mas sobretudo pelas pessoas mais velhas, é uma lição para o mundo!
A persistência e a responsabilidade que assumem pela concretização dos objetivos comuns aos grupos a que pertencem, só não se torna num melhor exemplo, porque o fazem de forma exagerada. E em Portugal, como somos na busca de objetivos e satisfação coletiva? Infelizmente, os nossos níveis de dedicação, determinação e empenho, fica muito aquém da sua afetação aos objetivos individuais…

 Finalmente, há sinais de dinamização do movimento de rua diário no centro de Viseu?

Jornal do Centro

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Finalmente, há sinais de dinamização do movimento de rua diário no centro de Viseu?

Colunistas

Procurar