O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…
Os queijos produzidos em Carregal do Sal e Lamego foram dois dos grandes vencedores da 15ª edição do Concurso Queijos de Portugal. A Queijaria Flor da Beira, em Carregal do Sal, foi premiada na categoria queijo de ovelha amanteigado, com o Queijaria Flor da Beira (seleção), já o queijo da Lacticínios do Paiva, de Lamego, venceu na categoria Queijo fresco de vaca, com o queijo Paiva (meio gordo).
No total, o concurso distinguiu 74 queijos, sendo que 24 são queijos vencedores e 48 receberam menções honrosas.
A iniciativa é organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), a entrega de prémios decorreu este sábado (26 de outubro) e a prova decorreu em Tondela, com mais de 200 queijos nacionais a concurso, desde queijo fresco, queijo curado, requeijão, queijo flamengo ou da ilha.
Segundo a ANIL, o concurso tem como principal objetivo “impulsionar a produção nacional e dar visibilidade aos melhores queijos produzidos em Portugal”.
“Ao longo dos anos, a ANIL tem realizado este evento que é a principal competição do setor, servindo de plataforma para promover tanto a qualidade, como a diversidade dos queijos nacionais”, refere.
A diretora-geral da ANIL, Maria Cândida Marramaque, destacou ainda que “a dinamização contínua deste certame permite o reconhecimento por parte dos consumidores, impulsionando o mercado e apoiando de forma inequívoca a produção nacional”.
“É uma forma de reforçar a sustentabilidade das diferentes regiões, de criar e manter emprego e de preservar práticas e saberes, além de manter vivas as regiões produtivas”, disse.