clube de viseu
auditório
desfile carnaval ofrades 2023
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Cultura » Queima do Judas em Tondela muda de local para a feira semanal

Queima do Judas em Tondela muda de local para a feira semanal

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu
08.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu
08.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Queima do Judas em Tondela muda de local para a feira semanal

A ACERT, em Tondela, prepara-se para mais uma Queima do Judas, que decorre a 30 de março num novo local: o recinto da feira semanal local.

A associação cultural anunciou as datas da nova edição da tradição que marca a agenda de Tondela na altura da Páscoa.

A Queima e Rebentamento do Judas será antecedida pela semana intensa de criação comunitária do espetáculo. Durante a Semana Santa (24 a 29 de março), os participantes da Queima tomarão conta dos espaços do Novo Ciclo ACERT para mais uma Fábrica da Queima.

A apresentação do espetáculo está agendada para 30 de março, sábado de Aleluia, às 23h00. Este ano, será feito num novo espaço, o recinto da feira semanal de Tondela.

Depois, o ambiente festivo e de celebração do Judas prolongar-se-á noite adentro com o café-concerto dos Sonhos Rotos, uma banda de Carregal do Sal que interpreta covers de rock e hip-hop, proporcionando “um momento simultaneamente atual e nostálgico”, acrescenta a ACERT.

Entretanto, o improviso, a arte do circo, as emoções e as memórias são os temas que estão por detrás das propostas da ACERT, em Tondela, para os próximos dias.

A associação cultural anunciou que vai renovar “a programação em todos os espaços, da galeria ao auditório, com propostas para todas as idades”. Neste sábado (9 de março), pelas 23h00, o bar da ACERT recebe o café-teatro “Ervilha na Vila”, da companhia Ervilha no Topo do Bolo, em que o público decide o rumo do espetáculo.

Durante a tarde, entre as 14h00 e as 18h00, a ACERT apela à participação na oficina “Clown e Improviso”, destinada a maiores de 12 anos que irão explorar as linguagens do improviso e do clown, desafiando as regras do teatro. A participação é limitada a 12 pessoas.

Antes, na manhã, das 11h00 às 13h00, o espaço será das famílias na oficina “Desembaralho das Ideias e Emoções”, orientada pela psicóloga Alexandra Matos. A atividade explora estratégias lúdicas para lidar com emoções intensas, incentivando a autorregulação e o desenvolvimento da literacia emocional. O número de participantes é limitado a 10 crianças dos cinco aos 10 anos e acompanhantes.

Já a 16 de março, também um sábado, a Galeria ACERT inaugura a exposição “Retalhos”, de Tiago Sami Pereira, pelas 18h00. A mostra marca o retorno do artista à arte visual com um trabalho intimista que “reflete sobre a memória e o presente – do pessoal ao político – sob a forma de metáforas plenas de cor, contraste e simplicidade”, refere a associação.

Nesse mesmo dia, pelas 21h45, a companhia espanhola Xirriquitela Teatre apresentará o espetáculo “Papirus”, que fala sobre amizade, guerra, medos que nos tornam pequenos, sentimentos e esperança. Uma dramaturgia onde o gesto, o humor e a criatividade são protagonistas e que regressa à ACERT 20 anos depois da estreia.

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu

Outras notícias

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar