No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Museu Municipal de Resende vai receber, a partir de sexta-feira (2 de dezembro), a exposição fotográfica “Cuidadores do Património”. A mostra vai manter-se patente até 22 de janeiro.
Segundo a organização, as fotografias expostas, da autoria de Luís Barbosa, destacam “num registo intimista, as relações de afeto que unem estas pessoas, de várias idades, aos bens patrimoniais da Rota do Românico”, que abrange 58 monumentos da zona do Tâmega e Sousa, incluindo Cinfães e Resende.
A exposição já atravessou os vários concelhos da região. O projeto foi apresentado inicialmente em outubro do ano passado no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
O projeto surgiu a propósito do Dia do Cuidador do Património, assinalado a 18 de outubro e que foi celebrado pela primeira vez há dois anos.
O dia, acrescenta a Rota do Românico, visa “homenagear todos aqueles que, de forma dedicada e incondicional, zelam e acarinham os nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local”.
O projeto “Cuidadores do Património” foi um dos 11 vencedores do concurso Histórias do Património Europeu 2020, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia e venceu este ano os prémios Transromanica e APOM na categoria Inovação e Criatividade.