No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A companhia de teatro Ritual de Domingo vai organizar este sábado (20 de julho) uma oficina de criação e escrita teatral no âmbito do processo de criação da peça “A Matança do Porco do Pai”.
A iniciativa, marcada das 10h00 às 13h00, é destinada a maiores de 18 anos com alguma experiência teatral ou interessadas nos processos de escrita e criação teatral.
Nesta oficina, a Ritual de Domingo propõe “uma abordagem ligada ao trabalho criativo na sala de ensaios, onde as cenas escritas surgem de improvisações feitas com os participantes/intérpretes, partindo dos materiais recolhidos (entrevistas, relatos, registos fotográficos, etc.) e das situações cénicas propostas”.
A iniciativa vai decorrer no primeiro polo do Círculo de Criação Contemporânea de Viseu (antiga Incubadora do Centro Histórico), na Rua do Comércio.
A Ritual de Domingo está a preparar a criação “A Matança do Porco do Pai”, onde o texto será escrito a partir de uma pesquisa sobre a tradição da matança do porco, associada às hierarquias de poder e autoridade dentro da família, aos rituais comunitários onde a violência tem um papel importante e ao choque geracional e cultural vivido nos últimos 30 a 40 anos.