No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O projeto “Diálogos” vai embarcar na sua segunda apresentação entre 7 e 10 de agosto. A performance “Côta parte de mim…” resulta da segunda residência artística da iniciativa organizada pela associação cultural Nicho e que aposta na criação artística entre artistas e comunidade.
A primeira apresentação decorrerá no próximo sábado (dia 7) no Parque do Tojal do Carril em Côta, seguindo-se a de Ribafeita no domingo (dia 8) no Largo da Junta de Freguesia.
Em Calde, a apresentação será realizada na próxima segunda-feira (dia 9) na Junta de Freguesia local. A última apresentação será na terça-feira (dia 10) em Viseu.
O “Côta parte de mim…” vai ser feito por Romulus Neagu e Gabriel Gomes e baseia-se nas memórias de alguns dos residentes mais antigos de Côta, propondo, segundo a Nicho, não apenas uma viagem ao passado como também um olhar para o presente e uma perspetiva para o futuro.
O “Diálogos” ainda tem uma terceira residência artística que decorrerá em setembro e que representará o culminar e a síntese de todo o projeto, com a coordenação artística de Graeme Pulleyn. As apresentações são a 25 e 26 de setembro em Ribafeita, sendo que será também patente uma outra exposição tanto naquela localidade como na Incubadora do Centro Histórico.
O projeto tem decorrido desde junho nas freguesias mais afastadas da sede do concelho de Viseu: Calde, Côta e Ribafeita.
O público pode ainda conhecer um pouco mais sobre cada um dos três processos criativos através da exposição que pode ser visitada depois de cada uma das apresentações.
O projeto “Diálogos” é financiado pelo Município de Viseu, através do Programa Viseu Cultura.