No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Sementeira volta para uma nova edição no centro histórico de Viseu, de 8 a 16 de julho. O evento cultural, que chega à décima edição, é organizado pelo Bloco de Esquerda, que anunciou uma nova chamada para a participação de artistas.
As inscrições estão abertas até 1 de junho. Segundo o BE, a chamada é dirigida a “artistas e criadores de toda a natureza”, bastando inscrever num formulário disponibilizado pelo partido os projetos a expor e atividades a propor.
A Sementeira decorre desde 2013 na sede local do Bloco, no número seis da Rua das Ameias, junto à Sé de Viseu, que tem sido palco de exposições, concertos, recitais, espetáculos de teatro, dança, tertúlias, debates, workshops e oficinas, além da projeção de filmes e apresentações de livros, entre outros eventos.
O objetivo da Sementeira passa, lembra o Bloco de Esquerda, por dar a conhecer artistas e projetos culturais emergentes, sobretudo locais e regionais, “aproveitando o grande fluxo de visitantes no verão (nomeadamente durante os Jardins Efémeros)”.
“Este projeto comunitário não abandonou desde então a sua missão democratizadora, garantindo espaços, condições técnicas e logísticas, bem como divulgação. Com uma curadoria coletiva e envolvendo diretamente os artistas no processo”, acrescentam os organizadores.
A Sementeira X vai decorrer de 8 a 16 de julho “com o desejo de envolver ainda mais a comunidade para uma edição que muito orgulhosamente coroa quase uma década sem interrupções e sem ideias feitas”. Por isso, acrescenta o BE, as reuniões da organização serão abertas.