Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Cultura » Um “recital flutuante” de piano em Viseu e Oliveira de Frades

Um “recital flutuante” de piano em Viseu e Oliveira de Frades

pub
 Um “recital flutuante” de piano em Viseu e Oliveira de Frades - Jornal do Centro
23.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Um “recital flutuante” de piano em Viseu e Oliveira de Frades - Jornal do Centro
23.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Um “recital flutuante” de piano em Viseu e Oliveira de Frades - Jornal do Centro

A companhia francesa Le Piano du Lac vai apresentar, na próxima semana, um “recital flutuante” que convida a apreciar o pôr-do-sol e a paisagem na Barragem de Várzea de Calde (Viseu) e no Parque Urbano de Oliveira de Frades.

Intitulado Flota Idónea, este espetáculo ao ar livre representa a estreia da companhia francesa em Portugal, no âmbito da programação da associação Binaural Nodar.

O espetáculo – que contará com Violette Prévost (piano e voz), Sabine Figuet (flauta) e Mónica Cofiño (dança) – será apresentado na Barragem de Várzea de Calde, a 29 e 30 deste mês, e no Parque Urbano de Oliveira de Frades (distrito de Viseu), no dia seguinte, sempre ao final da tarde.

Segundo a Binaural, Le Piano du Lac “nasceu nos Alpes franceses para reinventar o conceito do concerto clássico e para construir instrumentos adaptados à paisagem”.

“Ao longo da sua transumância sonora, funde música, teatro e dança apresentados em cenários naturais que se transformam em verdadeiros anfiteatros improvisados, potenciando novos espaços de escuta ativa onde se pode desfrutar música e paisagem e promover laços sociais”, explicou.

Nos espetáculos marcados para Viseu e Oliveira de Frades, Violette Prévost “proporá o seu repertório repleto de composições tão suaves quanto intensas, a bordo do seu redondo-piano, uma nova plataforma flutuante construída artesanalmente em madeira e alumínio”.

“Acompanhada pela flauta mágica de Sabine Figuet e pelos passos de dança de Mónica Cofiño, Violette perderá as inibições no francês, emocionará no espanhol e aventurar-se-á no português”, acrescentou.

A associação cultural adiantou que “o piano ganhará um impulso antes de desvanecer” e que “tudo é movimento nessa plataforma flutuante que balança ao sabor dos impulsos do nadador e coreógrafo”.

“O conjunto estará à mercê das ondas, das correntes e dos caprichos do clima. Neste grande ballet aquático, a fusão entre as melodias da flauta e os passos de dança cativarão o público com a sua delicada intensidade”, realçou.

Quem assistir ao espetáculo, deverá ter “uma pequena cadeira ou almofada”, uma vez que não há lugares preestabelecidos.

De acordo com a Binaural, desde 2014 que, todos os verões, a companhia parte em digressão e percorre “múltiplas artérias aquáticas europeias, convidando o público a viver um momento de encontro e de poesia sobre a água, no coração de paisagens aquáticas naturais ou urbanas escolhidas pela sua beleza única”.

Em 2021, as digressões passaram por França, Espanha e Bélgica, num total de 209 concertos e 42.659 espetadores.

Este ano, Le Piano du Lac apresenta o seu novo espetáculo Flota Idónea, em coprodução com a companhia espanhola La Xata la Rifa.

Programados e acolhidos pela associação Binaural Nodar, os espetáculos que se vão realizar em Portugal contam com a colaboração dos municípios de Viseu e de Oliveira de Frades, do Museu do Linho e da Junta de Agricultores de Várzea de Calde e da Junta de Freguesia de Calde.

pub
 Um “recital flutuante” de piano em Viseu e Oliveira de Frades - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Um “recital flutuante” de piano em Viseu e Oliveira de Frades - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar