5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Vencedores do concurso internacional de piano conhecidos sábado em espetáculo no Teatro Viriato

Vencedores do concurso internacional de piano conhecidos sábado em espetáculo no Teatro Viriato

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.04.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.04.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Vencedores do concurso internacional de piano conhecidos sábado em espetáculo no Teatro Viriato

O Festival da Primavera, que decorre até 21 de abril em Viseu, anuncia amanhã, sábado, os vencedores do concurso internacional de piano.
Este ano, o concurso tem “o maior prémio de sempre”, lembrou o diretor artístico do evento.
Segundo José Carlos Sousa, no total, serão entregues 19 mil euros em prémios. O vencedor, além de receber nove mil euros, terá oportunidade de tocar em lugares como Salle Cortot, em Paris, para a Associação Animato, e na próxima edição do Festival de Música da Primavera de Viseu, em 2024.
“A natureza internacional deste concurso tem sido o que a distingue de muitos outros e na sua quinta edição continuamos a aprimorar o formato”, frisou ainda.

Este ano decorreu uma pré-seleção online em março. Daí, foram selecionados 15 concorrentes que posteriormente competiram em duas fases eliminatórias até serem escolhidos os três finalistas que se apresentam em concerto amanhã, no Teatro Viriato.
Em edições anteriores, alcançaram o primeiro lugar talentos como Aristo Sham (Hong Kong), DongJun Miao (China), Qoamyi Xu, Bruce (Xiaoyu) Liu (canadiano hoje internacionalmente conhecido, vencedor do Concurso Chopin de Varsóvia em 2021) e Illia Ovcharenko (ucraniano que recentemente venceu o Concurso Honens de Calgary em 2022).

Responsável pela escolha do vencedor estará um júri qualificado e, também ele, internacional, com representantes de Portugal, França,Marrocos, Argentina, Ucrânia e Coreia.
O público também será chamado a escolher o músico da sua preferência a quem é atribuído um prémio de 500 euros.

E durante a próxima semana pode-se assistir à terceira estreia do festival, que vai na sua 16ª edição. Acontece no dia 12 de abril, no Museu Nacional Grão Vasco, com o agrupamento “ars ad hoc”, que inclui Ricardo Carvalho (flauta), Horácio Ferreira (clarinete), Diogo Coelho (violino), Francisco Lourenço (viola), Gonçalo Lélis (violoncelo) e João Casimiro Almeida (piano).

Segundo o diretor artístico, “vai haver um momento de música do compositor Carlos Lopes, que nasceu em 1995”, que apresentará pela primeira vez uma música criada por encomenda da Arte no Tempo.

A ópera ocupará também um papel importante na programação do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu deste ano, quer durante a gala do dia 16, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, quer no dia 20, com “A laugh to cry”, de Miguel Azguime.

A gala de ópera, que decorrerá no pavilhão multiusos, será dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço e contará com a participação do Coro e das orquestras do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Os solistas serão a soprano Isabel Alcobia, a mezzo-soprano Rafaela Veiga, o tenor Carlos Guilherme e o baixo Nuno Dias e o repertório incluirá peças de Georges Bizet, Camile Saint-Saëns, Charles Gounod, Gaetano Donizetti, Giuseppe Verdi e Giaccomo Puccini.

No dia 20, Miguel Azguime apresentará, no Teatro Viriato, a sua ópera multimédia, que explora algumas das preocupações do ser humano no contexto de um mundo globalizado.

José Carlos Sousa destacou a “aposta importante na música portuguesa”, que se verificará também no dia 14, no Museu Nacional Grão Vasco, com a apresentação de um concerto comentado integralmente preenchido com obras do compositor Fernando Lapa.

Mas já no dia 11, da Ucrânia, estará presente o pianista Illia Ovcharenko que, em 2021, ganhou o Concurso Internacional de Piano de Viseu e se apresentará com “um programa em que todas músicas estão em si menor”, avançou José Carlos Sousa.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar